Mecanismo de alerta precoce do IAPMEI vence prémio europeu
Este projeto "constitui um instrumento que, sob a forma de dashboard, disponibiliza um conjunto de indicadores de natureza económica, refletindo a saúde financeira da empresa".
De um conjunto de quase 300 projetos a concurso, o Mecanismo de Alerta Precoce desenvolvido pelo IAPMEI foi o vencedor do “European Enterprise Promotion Awards” (EEPA), uma iniciativa da Comissão Europeia que distingue os melhores projetos e iniciativas de promoção empresarial, nos 27 Estados-membros e nos países associados ao programa COSME.
Em comunicado divulgado esta quarta-feira, o Ministério da Economia e do Mar indica que foram a concurso 297 projetos de 29 países divididos em seis categorias, sendo o grande vencedor foi o projeto desenvolvido pelo IAPMEI, em parceria com o Banco de Portugal (BdP) e com a Autoridade Tributária.
Este projeto “constitui um instrumento que, sob a forma de dashboard, disponibiliza um conjunto de indicadores de natureza económica, refletindo a saúde financeira da empresa“. Já tinha sido premiado na “categoria 4 -Desenvolvimento do Ambiente Empresarial e apoio à internacionalização das empresas, na fase nacional dos “EEPA 2023”, lê-se.
Por outro lado, este mecanismo “viabiliza, face ao diagnóstico apresentado, uma reflexão sobre a sua situação económica e financeira, identificando fragilidades e equacionando aspetos operacionais a serem objeto de eventual melhoria, bem como a possibilidade de utilização de alguns instrumentos públicos de apoio, designadamente de apoio à recapitalização empresarial e ao reinvestimento de lucros”, aponta ainda a nota de imprensa.
O ministro da Economia felicita o IAPMEI pela conquista desta prémio, realçando que esta traduz “reconhecimento europeu e internacional da qualidade do IAPMEI e da excelência das suas equipas na promoção empresarial, na ajuda às empresas e no desenho de projetos criativos e inovadores”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Mecanismo de alerta precoce do IAPMEI vence prémio europeu
{{ noCommentsLabel }}