Expansão dos metros do Porto e Lisboa já custa mais 750 milhões
O aumento dos custos de construção, as vicissitudes no decurso das obras e os esforços para evitar concursos desertos têm levado a que os investimentos tenham vindo a ser revistos em alta.
Os sete grandes investimentos atualmente em curso ou em contratação para a expansão dos metros de Lisboa e do Porto vão custar pelo menos mais 750 milhões do que estava inicialmente previsto, contabiliza esta terça-feira o Jornal de Negócios.
A linha circular do Metro de Lisboa, que em 2018 tinha um investimento previsto de 210,2 milhões de euros, teve um aumento da despesa em 2021 para os 240,2 milhões, valor que foi novamente revisto no final de 2022 para 331,4 milhões, quase 58% acima da primeira estimativa. Já o custo total das obras de expansão da linha Amarela e da nova linha Rosa do Metro do Porto, passou dos 407 milhões de euros previstos em 2020 para 511 milhões, o que equivale a uma subida superior a 25%.
O aumento dos custos da mão-de-obra, matérias-primas, materiais de construção, combustíveis e as vicissitudes no decurso das obras, assim como os esforços para evitar concursos desertos, têm levado a que os investimentos sejam revistos em alta.
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