Kremlin tem transcrição da reunião de Donald Trump com ministro russo

Vladimir Putin diz que pode revelar transcrição da reunião entre Donald Trump e dois oficiais russos, em que o Presidente terá revelado informação confidencial. Kremlin garante que não tem gravação.

Vladimir Putin diz que pode revelar ao Senado e ao Congresso norte-americanos uma transcrição da polémica reunião entre dois oficiais russos e o Presidente dos Estados Unidos. Donald Trump, que reuniu com o ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia (Sergey Lavrov) e o embaixador russo no país (Sergey Kislyak), está a ser acusado de revelar informações alegadamente confidenciais aos russos, recolhidas por Israel.

Numa conferência de imprensa esta quarta-feira, após reunir com o primeiro-ministro de Itália, o Presidente russo disse, citado pelo Russia Today: “Se a administração dos EUA considerar possível, estamos preparados para fornecer ao Senado e ao Congresso a transcrição da conversa entre Lavrov e Trump.” Face a estas declarações, o Kremlin apressou-se a clarificar que não tem qualquer gravação em áudio da reunião, mas sim a transcrição.

"Se a administração dos EUA considerar possível, estamos preparados para fornecer ao Senado e ao Congresso a transcrição da conversa entre Lavrov e Trump.”

Vladimir Putin

Presidente da Rússia

A reunião em causa aconteceu na semana passada na Casa Branca, no dia antes de Donald Trump despedir James Comey, o diretor do FBI. As informações “altamente confidenciais” que Trump revelou na reunião dizem respeito ao Estado Islâmico e à intenção dos terroristas de usarem computadores portáteis em voos comerciais. Trump confirmou ter revelado a informação, mas não reconheceu ser ou não confidencial. Disse apenas que quer que a Rússia “avance bastante na sua batalha contra o ISIS [Estado Islâmico] e o terrorismo”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Kremlin tem transcrição da reunião de Donald Trump com ministro russo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião