Preço dos combustíveis e das portagens não trava subida de 10% no tráfego automóvel
Entre janeiro e setembro, a circulação automóvel nas autoestradas nacionais aumentou em mais de 10% face ao período pré-Covid, apesar da subida dos preços dos combustíveis e das portagens.
Mesmo com os preços voláteis nos combustíveis e com o aumento de 4,9% implementado nas portagens, o tráfego médio diário nas autoestradas portuguesas nos primeiros nove meses deste ano superou em mais de 10% o valor registado no período pré-pandemia, segundo os números citados pelo Jornal de Negócios (acesso pago).
Foi em abril, mês em que este ano se celebrou a Páscoa, que se verificou o maior aumento homólogo (mais de 14%). Mas os dados do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) mostram que os aumentos continuaram ao longo do verão: face aos mesmos meses de 2019, julho teve um acréscimo do tráfego de quase 12%, em agosto de cerca de 8% e em setembro superou essa marca.
O mês de agosto, em particular, teve uma média ponderada de 26.784 veículos a circular nas autoestradas, sendo o número mais elevado num mês de agosto desde que o IMT começou a divulgar dados, em 2008. Face ao mesmo período de 2019, todas as 15 concessões rodoviárias analisadas registaram em agosto passado crescimentos na circulação diária.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Preço dos combustíveis e das portagens não trava subida de 10% no tráfego automóvel
{{ noCommentsLabel }}