Juros dos empréstimos da casa voltam a aliviar em outubro
A taxa dos novos contratos de crédito à habitação voltou a aliviar em outubro, mês em que o BCE decidiu travar a subida dos juros na Zona Euro, após dez aumentos seguidos.
A taxa de juro média dos novos empréstimos para a compra da casa voltou a aliviar em outubro, mês em que o Banco Central Europeu (BCE) decidiu travar a subida dos juros após dez aumentos seguidos.
Os juros médios dos novos créditos à habitação desceram 0,02 pontos percentuais para 4,23% em outubro, de acordo com os dados divulgados esta segunda-feira pelo Banco de Portugal.
Juros do crédito da casa atingiram o pico?
Fonte: Banco de Portugal
Em agosto, a taxa do crédito da casa já tinha descido, refletindo a queda das Euribor, os indexantes que servem de base para o cálculo da prestação. Em novembro, estas taxas interbancárias voltaram a perder terreno, o que confirmará a tendência de descida dos juros cobrados pelos bancos nos empréstimos à habitação pelo segundo mês.
Nos últimos dois anos, pedir dinheiro ao banco para comprar casa ficou mais caro na sequência do aperto monetário do banco central para controlar a inflação. A taxa de juro do crédito para compra de habitação disparou 3,42 pontos percentuais desde o início de 2022, período durante o qual o BCE aumentou as taxas diretoras por dez ocasiões para travar a procura e assim travar a escalada dos preços na região.
Este aperto levou a uma diminuição da procura por crédito por parte das famílias. Em outubro, as novas operações de empréstimos aos particulares atingiram os 2,5 mil milhões de euros, com 1,88 mil milhões a corresponderem a crédito da casa.
No segmento das empresas, a taxa de juro média dos novos empréstimos aumentou de 5,81% em setembro para 5,89% em outubro. O montante de novos empréstimos concedidos pelos bancos às empresas foi de 1,55 mil milhões de euros, segundo o Banco de Portugal.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Juros dos empréstimos da casa voltam a aliviar em outubro
{{ noCommentsLabel }}