Novo Banco: sindicato lança petição para proteger bancários de processos de lesados

  • Cristina Oliveira da Silva
  • 18 Maio 2017

O objetivo é atingir dez mil assinaturas e, para isso, uma comitiva do Sindicato vai visitar centrais e balcões.

O Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários (SNQTB) quer proteger os trabalhadores do Novo Banco de eventuais ações judiciais por parte dos lesados do BES e já fez o apelo ao Governo e ao Banco de Portugal.

Em comunicado, o SNQTB diz que lançou “uma petição nacional, que apela à intervenção do Governo e do Banco de Portugal no sentido de evitar que os trabalhadores do Novo Banco sejam alvo de ações judiciais por parte das associações de ‘lesados’ do BES”. O objetivo é atingir dez mil assinaturas e, para isso, uma comitiva do Sindicato vai visitar centrais e balcões.

De acordo com o SNQTB, o acordo negociado entre Governo, Banco de Portugal, CMVM e lesados e indignados do Papel Comercial do GES “não garante proteção jurídica aos trabalhadores, intervenientes na venda de produtos que possam ter levado a perdas financeiras dos membros daquelas associações”.

O presidente do Sindicato, Paulo Marcos, salienta que os lesados “abdicam de litigar contra” as entidades que fazem parte do acordo e considera “inaceitável que os trabalhadores fiquem de fora”. Esta questão já tinha sido levantada junto do Fundo de Resolução, do Novo Banco e do banco central, avança o comunicado.

“Se nada fizermos, muitos empregados bancários estarão em risco. Os produtos da dívida do GES foram comercializados em vários bancos, que não apenas no BES, mas em quase todos os que operam em Portugal”, acrescenta.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novo Banco: sindicato lança petição para proteger bancários de processos de lesados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião