5 coisas que vão marcar o dia
No dia em que termina a COP28, arranca a última reunião do ano da Reserva Federal dos EUA. Por cá, conhecem-se as conclusões do projeto-piloto da semana de trabalho de quatro dias.
O Instituto do Emprego e Formação Profissional divulga as conclusões do projeto-piloto da semana de quatro dias, que decorreu em mais de 40 empresas desde junho deste ano, enquanto o Conselho de Finanças Públicas publica um relatório sobre os riscos orçamentais e a sustentabilidade das finanças públicas. Lá fora, é o último dia da 28.ª Conferência das Nações Unidas sobre o Clima, realizada nos Emirados Árabes Unidos, e, do outro lado do Atlântico, a Reserva Federal dos EUA inicia a sua última reunião de política monetária deste ano.
Balanço do projeto-piloto da semana de quatro dias
Os resultados do projeto-piloto da semana de trabalho de quatro dias são apresentados pelas 15 horas, num evento que conta com a presença da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. Na segunda-feira, o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) adiantou algumas das conclusões, tais como níveis de exaustão mais baixos e melhor conciliação entre a vida profissional e a família. A iniciativa, que arrancou em junho de 2023, envolveu mais de mil trabalhadores em 41 empresas.
Último dia da COP28
Esta terça-feira chega ao fim a 28.ª Conferência das Nações Unidas sobre o Clima (COP28), que decorre desde 30 de novembro nos Emirados Árabes Unidos. Um primeiro esboço do texto final, divulgado na segunda-feira, propõe uma via intermédia para reduzir a utilização de combustíveis fósseis, o que provocou uma “grande desilusão” aos países e organizações não-governamentais que esperavam um apelo claro à “eliminação progressiva” do petróleo, gás e carvão, responsáveis pelo aquecimento global.
Início da reunião da Fed
A última reunião de política monetária da Reserva Federal (Fed) dos Estados Unidos deste ano arranca esta terça-feira, sob a expectativa de que as taxas de juro se irão manter no intervalo entre 5,25% e 5,50%. No início deste mês, o presidente do banco central norte-americano, Jerome Powell, disse que ainda é muito cedo para antecipar uma descida das taxas de juro, apontando que está pronto para uma nova subida se for necessário. O ciclo que já vai em 11 subidas das taxas de juro, com o objetivo de baixar a inflação – em outubro atingiu os 3% na comparação homóloga –, teve início em março de 2022.
CFP avalia contas públicas
O Conselho das Finanças Públicas (CFP) publica o documento sobre os Riscos Orçamentais e a Sustentabilidade das Finanças Públicas em 2023. No último relatório, publicado em 2021, o CFP identificava o crescimento da produtividade em Portugal como o principal risco macroeconómico no longo prazo. Simultaneamente, projetava que, no cenário base, o rácio da dívida pública apresente uma trajetória descendente ao longo dos próximos 15 anos, atingindo 91,1% do PIB em 2035.
Emissões de dívida em outubro
O Banco de Portugal (BdP) divulga esta terça-feira os números relativos às emissões de títulos de dívida em outubro. As últimas estatísticas, referentes a setembro, apontavam para uma desvalorização de 2,8 mil milhões de euros dos títulos de dívida pública, enquanto as ações das empresas não financeiras registaram uma quebra de 1,5 mil milhões de euros. O valor total de títulos emitidos por entidades residentes era de 460,3 mil milhões de euros nesse mês, menos 5,9 mil milhões de euros do que no final de agosto.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}