Cerca de 18% das estruturas de Gaza danificadas pela guerra, segundo a ONU
"Houve um impressionante aumento de 49% no número total de estruturas atingidas desde a última avaliação, a 7 de novembro de 2023", indicou o Centro de Satélites das Nações Unidas.
Cerca de 18% de todas as estruturas da Faixa de Gaza foram danificadas desde o início da guerra entre Israel e o movimento islamita palestiniano Hamas, anunciou esta terça-feira a ONU, baseando-se em imagens de satélite de alta resolução.
“Além disso, houve um impressionante aumento de 49% no número total de estruturas atingidas desde a última avaliação, a 7 de novembro de 2023″, indicou o Centro de Satélites das Nações Unidas (UNOSAT), a partir de uma imagem recolhida a 26 de novembro de 2023 com o satélite de elevadíssima resolução WorldView-3.
Estes números “sublinham a necessidade urgente de um cessar-fogo imediato e de apoio para enfrentar a crescente crise humanitária na Faixa de Gaza. O impacto nas infraestruturas civis é evidente, com milhares de casas e de instalações essenciais danificadas”, sublinhou a UNOSAT.
A Faixa de Gaza, um dos territórios mais densamente povoados do mundo, está a ser incessantemente bombardeada pelo Exército israelita desde 7 de outubro, em retaliação ao ataque perpetrado nesse dia em território israelita pelo Movimento de Resistência Islâmica (Hamas), desde 2007 no poder naquele enclave e classificado como organização terrorista pelos Estados Unidos, a União Europeia e Israel.
Este ataque de proporções sem precedentes fez 1.200 mortos, na maioria civis, e cerca de 240 reféns, israelitas e estrangeiros, e Israel prometeu eliminar o Hamas, realizando desde então bombardeamentos e, desde 27 de outubro, também uma ofensiva terrestre naquele território palestiniano. O Ministério da Saúde do Hamas anunciou esta terça-feira que os bombardeamentos israelitas à Faixa de Gaza ali fizeram pelo menos 18.412 mortos e mais de 50.000 feridos desde o início da guerra.
Até 26 de novembro, a UNOSAT identificou “10.049 estruturas destruídas, 8.243 estruturas gravemente danificadas e 19.087 estruturas moderadamente danificadas, perfazendo um total de 37.379 estruturas afetadas, o que corresponde a cerca de 18% do total de estruturas da Faixa de Gaza”, declarou a agência num comunicado.
“As províncias do norte da Faixa de Gaza e da cidade de Gaza são particularmente preocupantes, porque sofreram um aumento substancial dos danos”, indicou ainda a agência das Nações Unidas. Na província norte do território, foram contabilizadas 3.806 novas estruturas parcialmente destruídas, ao passo que o número na cidade de Gaza foi de 6.243 estruturas com estragos.
“A cidade de Gaza, em particular, registou o maior número de estruturas recém-destruídas, com um total de 2.397”, precisou a UNOSAT.
“Comparando estes dados com a nossa avaliação de 07 de novembro de 2023, em que a UNOSAT identificou 6.583 estruturas destruídas, 6.062 estruturas gravemente danificadas e 12.405 estruturas com danos moderados, perfazendo um total de 25.050 estruturas, registou-se um aumento de 49% do número total de estruturas danificadas, o que sublinha o impacto crescente do conflito nas infraestruturas civis”, sublinhou a agência no comunicado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Cerca de 18% das estruturas de Gaza danificadas pela guerra, segundo a ONU
{{ noCommentsLabel }}