DBRS sobe rating do Novobanco com perspetiva estável

  • ECO
  • 13 Dezembro 2023

Banco nota que a subida reflete a “melhoria significativa da rentabilidade e dos rácios de capital que excedeu as expectativas" da DBRS e a conclusão "bem sucedida" do processo de reestruturação.

A agência de notação financeira DBRS subiu o rating (avaliação) do risco creditício do Novobanco. De acordo com um comunicado enviado pela instituição financeira ao mercado, o rating dos depósitos a longo prazo (entre um a cinco anos) e da capacidade de o banco cumprir com as suas responsabilidades financeiras em dois níveis. Mas manteve o outlook (perspetiva) em estável.

“O Novo Banco, SA (“novobanco” ou “o Banco”), informa que a DBRS Morningstar subiu em 2 níveis o long-term deposits e o long-term issuer ratings do Novobanco para BBB (low) de BB, e para BB (high) de BB (low), respetivamente. O Intrinsic Assessment do Novobanco foi também upgraded para BB (high), com a tendência inalterada em Stable“, indica a instituição liderada por Mark Bourke, em comunicado enviado à CMVM.

O Novobanco nota que a subida do rating reflete a “melhoria significativa da rentabilidade e dos rácios de capital que excedeu as expectativas” da agência de notação financeira canadiana, “apoiada pelas taxas de juro bem como pelo bem-sucedida conclusão do processo de reestruturação, que resultou numa redução substancial no volume de ativos problemáticos”.

Por outro lado, a perspetiva estável reflete a “expectativa” de que a instituição financeira “manterá buffers de capital sólidos e uma posição de liquidez adequada, bem como consolidará as melhorias alcançadas em termos de rentabilidade recorrente e qualidade dos ativos”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

DBRS sobe rating do Novobanco com perspetiva estável

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião