Consulta pública do leilão para as eólicas offshore termina com 148 contributos

Contributos vieram do setor da pesca, das renováveis, municípios, organizações da sociedade civil, da área política e do setor portuário, revela Ministério da Economia.

A consulta pública para o Plano de Afetação para Energias Renováveis Offshore (PAER) encerrou esta terça-feira, dia 13, com 148 contributos.

De acordo com a nota divulgada esta sexta-feira pelo Ministério da Economia e do Mar, a maioria dos contributos são individuais, mas registaram-se colaborações vindas do setor da pesca, das energias renováveis, de municípios e comunidades intermunicipais e ainda de organizações da sociedade civil, da área política e do setor portuário.

“A significativa participação na consulta pública evidencia a atenção que este assunto desperta na sociedade e o interesse de um alargado leque de atores em contribuir para o desenvolvimento da energia renovável offshore, crucial para o cumprimento de metas ambientais e para a promoção de uma economia azul sustentável e descarbonizada”, refere o gabinete de António Costa Silva.

Os contributos recebidos serão analisados e ponderados pela Direção-Geral de Recurso Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) na elaboração da versão final do PAER, que irá definir as áreas e volumes do espaço marítimo nacional para a exploração de energias renováveis de origem ou localização oceânica.

Recorde-se que a primeira fase deverá arrancar em janeiro de 2024 depois de 50 empresas terem manifestado interesse em participar naquele que é o primeiro leilão para a instalação de turbinas eólicas sobre o mar. Viana do Castelo (Norte e Sul), Leixões, Figueira da Foz, Ericeira e Sines são as zonas escolhidas para a exploração, num total de 10 gigawatts (GW) a leiloar até 2030.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Consulta pública do leilão para as eólicas offshore termina com 148 contributos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião