Armazenamento de energia, a chave para guardar sol e vento
Armazenamento é apontado como chave na transição energética à medida que mais projetos procuram ligar-se à rede. Assista aqui à conferência do ECO em parceria com a Huawei.
À medida que assistimos a um sistema elétrico cada vez mais pressionado por uma crescente incorporação de fontes renováveis, pedindo por mais investimento, o papel do armazenamento em grande escala, a nível industrial e comercial, vai ganhando maior relevância. Seja ele em forma de baterias de lítio instaladas junto a empreendimentos solares e eólicos, ou centrais hidroelétricas com bombagem.
“Na União Europeia, apercebemo-nos que precisamos de um nível de independência energético muito forte. Não podemos depender do gás russo, nem das importações. É importante que consigamos não só gerar como também controlar a nossa energia para garantir soberania energética“, defendeu Bouke van der Weerdt, CTO e Head of Digital Energy da Huawei, na sua intervenção inicial enquanto keynote speaker na conferência Catch the Sun, promovida pelo ECO em parceria com a Huawei.
O armazenamento energético em grande escala em Portugal foi tema de debate nesta conferência que juntou players do mercado em dois painéis nos quais foram abordados os desafios e oportunidades no setor: preço e morosa burocracia por um lado, e segurança energética e leilões enquanto veículo de atração de investimento por outro, foram alguns dos aspetos identificados.
“O armazenamento é sinónimo de flexibilidade e estabilidade“, apontou Pedro Carvalho, managing partner da Greenvolt Next Portugal.
No entanto, há ainda um caminho a percorrer. “Quando comparamos com Espanha, a indústria das baterias está a avançar mais rapidamente. [Em Portugal], precisamos de armazenamento para guardar [a energia do] sol e vento para quando os preços estiverem altos e energia for intermitente. A aposta tem que se intensificar”, defendeu João Amaral, CTO & country manager da Voltalia Portugal, durante o painel.
Os dois momentos de debate contaram ainda com a participação de oradores nacionais e internacionais como Duarte Sousa, CEO da Engie Hemera; Alexandre Cruz, Energy Services Director na CME; Edgar Moreira, CEO da EnergyCon e Celso Leão, administrador e fundador da Energias Renováveis e Eficiência Energética – Ertec.
Assista aqui à conferência Catch the Sun na íntegra:
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Armazenamento de energia, a chave para guardar sol e vento
{{ noCommentsLabel }}