Greenvolt dispara 10% após OPA do fundo americano KKR
Ações da Greenvolt disparam em bolsa depois de o fundo KKR ter anunciado uma OPA. Bolsa de Lisboa contrariou sentimento negativo vivido na generalidade das praças europeias.
As ações da Greenvolt fecharam esta quinta-feira a subir quase 10%, no dia em que o fundo de investimento americano KKR anunciou que vai avançar com uma oferta pública de aquisição (OPA) à empresa liderada por João Manso Neto.
Nesta sessão, os títulos da Greenvolt fecharam a subir 9,87% para 8,185 euros por ação. Mas durante as negociações chegaram a cotar nos 8,345 euros, acima da contrapartida de 8,30 euros oferecida pelo fundo americano nesta operação.
A KKR avança para a OPA através de um fundo no Luxemburgo e depois de ter chegado a um acordo com sete acionistas de referência da Greenvolt para a compra de uma posição de cerca 60%. Com a OPA pretende adquirir o restante capital que ainda não detém. A operação avalia a Greenvolt em 1.155 mil milhões de euros. Perante este anúncio, o regulador dos mercados chegou a suspender a negociação das ações da empresa ao ínicio da manhã, circunstância que foi, entretanto, levantada pelas 10h35.
O desempenho da empresa de energias renováveis ajudou a impulsionar o índice de referência nacional. O PSI fechou a sessão desta quinta-feira a subir 0,69% para 6,388.46 pontos, com 11 cotadas no verde e apenas cinco no vermelho.
Entre os “pesos pesados” e a impulsionar o índice de referência nacional esteve ainda o BCP, que subiu 2,13% para 27,30 cêntimos e a EDP Renováveis, que avançou 2,27% para 18.275 euros, no dia em que a empresa anunciou que adquiriu ao promotor escocês de energia limpa Intelligent Land Investments (ILI) Group um projeto de armazenamento de baterias chamado Balnacraig.
Em contrapartida e a evitar ganhos mais expressivos, estiveram, à cabeça, as quedas da Jerónimo Martins e da Galp Energia. Os títulos da empresa dona do Pingo Doce cederam 0,52% para 23,12 euros, enquanto as ações da petrolífera portuguesa recuaram 0,22% para 13,49 euros por ação.
Lisboa contrariou o sentimento negativo vivido na generalidade das praças europeias, no dia em que o Stoxx 600 recuou 0,2%, tal como o francês CAC-40. Já o alemão DAX perdeu 0,3%, a par do britânico FTSE 100. O espanhol IBEX-35 fechou inalterado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Greenvolt dispara 10% após OPA do fundo americano KKR
{{ noCommentsLabel }}