Exclusivo Como o têxtil está a meter a sustentabilidade na modapremium

Do fio de banana à poupança de toneladas de fio. A Indústria têxtil tem em mãos a missão de ser mais sustentável e em Portugal há bons exemplos.

Bactérias que reduzem a quantidade de água necessária para tingir tecido, reciclagem de peças de roupa com poupanças no fio de algodão virgem usado, cascas de fruta para criar têxteis mais sustentáveis. É desta forma que a indústria têxtil procura ser mais sustentável. No Programa de Recuperação e Resiliência, há 138 milhões de euros que têm como objetivo acelerar a transição de um setor que é responsável por 10% das emissões de CO2 a nível mundial.“A indústria de vestuário enfrenta um grande desafio. Neste momento, não é sustentável e acompanha muito negativamente a evolução do capitalismo. Ainda há um longo caminho a percorrer”, aponta Cláudia Carocha, responsável de projetos e inovação do Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (BCSD Portugal). A par com o Centro

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.