Hoje nas notícias: correios, ADSE e Jornada Mundial da Juventude
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
Entre 2020 e 2021, o Governo deu instruções à Parpública para comprar ações dos CTT. A marcar a atualidade nacional está ainda a notícia de que a ADSE passa a assumir as despesas de saúde de 226 mil trabalhadores das autarquias e que um consórcio reclama quase um milhão de euros à JMJ. Já o barómetro da Intercampus revela que os portugueses estão divididos quanto a um eventual regresso de António Costa à política. Conheça estas e outras notícias nas manchetes nacionais.
Parpública comprou ações dos CTT por ordem do Governo
A Parpública mantém uma participação “secreta” nos CTT, que nunca foi comunicada ao mercado nem referida nos relatórios anuais. O Governo deu instruções à holding do setor empresarial do Estado para comprar ações numa altura em que o PS precisava do apoio do BE para aprovar o Orçamento do Estado de 2021. Com a queda do Governo, no final desse ano, foi colocado um ponto final na operação, mas o Estado ainda detém uma pequena posição acionista na empresa.
Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago).
ADSE assume despesas de saúde de 226 mil trabalhadores das autarquias
A partir do início deste ano, as câmaras municipais deixam de financiar os cuidados de saúde dos seus trabalhadores e familiares, passando esse encargo a ser suportado pela ADSE. Em causa estão cerca de 226 mil beneficiários e uma despesa a rondar os 60 milhões de euros que, até aqui, eram uma responsabilidade dos organismos da administração local.
Leia a notícia completa no Público (acesso pago).
Fornecedor reclama quase um milhão de euros à Fundação JMJ
O consórcio formado pelas empresas Street Food Portugal e Galáxia Gulosa, responsável pela exploração da zona de comida e bebida do Parque Tejo nos dias 5 e 6 de agosto do ano passado, reclama quase um milhão de euros à Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ) devido aos prejuízos causados pelo número de visitantes que ficou aquém do esperado e às alterações de última hora que terão comprometido as vendas naquele espaço.
Leia a notícia completa no Público (acesso pago).
Portugueses divididos sobre eventual regresso de Costa à política
Sete em cada dez portugueses (70%) acreditam que António Costa será ilibado no processo-crime autónomo que decorre no Supremo Tribunal de Justiça, na sequência da Operação Influencer, de acordo com o barómetro da Intercampus para o Correio da Manhã, CMTV e Jornal de Negócios. No entanto, os inquiridos estão divididos quanto a um eventual regresso de Costa à política: 43,4% consideram que Costa deve prosseguir a sua carreira política, enquanto 42,9% indicam que não o deveria fazer.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).
Consumo de tabaco cresce à boleia de novos produtos
As vendas de cigarros tradicionais estão a cair, mas o consumo de tabaco tem aumentado à boleia das cigarrilhas e dos cigarros eletrónicos. Até novembro de 2023 tinham sido vendidos 8,473 mil milhões de cigarros (o equivalente a cerca de 424 milhões de maços), o que representa uma quebra de 0,89% face ao período homólogo. No entanto, os dados da Autoridade Tributária apontam para uma subida de 3,77% no consumo de cigarrilhas, para 335 milhões de unidades. Por sua vez, no tabaco eletrónico foram consumidos 12,5 milhões de mililitros até novembro, o que correspondia à quase totalidade de 2021 e 2022.
Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso condicionado).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: correios, ADSE e Jornada Mundial da Juventude
{{ noCommentsLabel }}