“Professor” supera “médico” na eleição da Palavra do Ano de 2023
Professor (53%), médico (9,99%) e inteligência artificial (9,96%) foram os vocábulos mais votados na iniciativa anual da Porto Editora. Recorde as palavras vendedoras nas anteriores edições.
A palavra “professor” foi eleita a Palavra do Ano com 48% dos votos, seguido de médico (9,99%) e inteligência artificial (9,96%), na iniciativa lançada pela Porto Editora.
Fora do pódio ficaram “inflação” (7,94%), “habitação” (6,71%), “conflitos” (5,84%), “jornada” (3,58%), “clima” (3,38%), “demissão” (2,83%) e “navegadoras” (1,66%).
As dez palavras finalistas “pretendem retratar a vida coletiva do país ao longo de 2023”. O vocábulo “professor” remete para as centenas de protestos que ocorreram por todo o país pela valorização da carreira docente.
Em edições anteriores foram eleitas as palavras, “guerra (2022), “vacina” (2021), “saudade” (2020), “violência doméstica” (2019), “enfermeiro” (2018), “incêndios” (2017), “geringonça” (2016), “refugiado” (2015), “corrupção” (2014), “bombeiro” (2013), “entroikado” (2012), “austeridade” (2011), “vuvuzela” (2010) e “esmiuçar” (2009).
Recorde a lista de candidatas em 2023 e a contextualização da Porto Editora para as dez nomeadas:
- Clima: o país foi afetado por fenómenos meteorológicos extremos, como ondas de calor, tempestades, secas e inundações.
- Conflitos: os conflitos armados, como os da Ucrânia e do Médio Oriente, agravam a crise humanitária global.
- Demissão: a demissão inesperada do primeiro-ministro provocou uma crise política em Portugal.
- Habitação: a escassez de casas, o aumento das taxas de juro e o valor das rendas motivaram manifestações pelo acesso à habitação.
- Inflação: o aumento generalizado do preço de bens e serviços continuou a prejudicar o poder de compra dos portugueses.
- Inteligência artificial: o acesso à inteligência artificial generalizou-se, levantando questões sobre os riscos e oportunidades do seu uso.
- Jornada: Portugal organizou pela primeira vez a Jornada Mundial da Juventude, que contou com a presença do Papa Francisco.
- Médico: Os médicos continuam a reivindicar melhores condições de trabalho no Serviço Nacional de Saúde (SNS).
- Navegadoras: as navegadoras, nome pelo qual é conhecida a seleção de futebol feminino, participaram pela primeira vez no Campeonato do Mundo.
- Professor: os professores continuam a reivindicar a valorização da profissão em centenas de protestos por todo o país.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
“Professor” supera “médico” na eleição da Palavra do Ano de 2023
{{ noCommentsLabel }}