Bancos antecipam nova quebra na procura por crédito da casa
Procura por crédito da casa recuperou no ano passado devido às renegociações. Os bancos estão a antecipar uma diminuição ligeira no arranque de 2024.
A procura por crédito para a compra de casa recuperou no ano passado, sobretudo devido às renegociações dos empréstimos por parte das famílias por conta da subida das taxas de juro. Mas os bancos estão agora a antecipar uma nova quebra na procura da parte das famílias no primeiro trimestre de 2024.
O inquérito aos bancos sobre o mercado de crédito, divulgado esta terça-feira pelo Banco de Portugal, mostra que as instituições financeiras esperam uma “ligeira diminuição nos particulares” no que toca à procura de crédito tanto para aquisição de habitação como ao consumo nos próximos três meses.
Depois de ter atingido o fundo entre o último trimestre de 2022 e o primeiro trimestre de 2023, a procura por crédito à habitação recuperou ao longo do ano passado, mas ainda condicionado pelo elevado nível das taxas de juro e de uma menor confiança das famílias. Fatores de pressão que foram “ligeiramente atenuados” pelo aumento das renegociações da dívida, segundo revela o inquérito.
No que diz respeito ao segmento de empresas, a procura atingiu o fundo no segundo trimestre do ano passado e tem estado a recuperar desde então. No próximo trimestre as expectativas dos bancos apontam para uma “procura de crédito sem alterações nas empresas”.
Apesar das perspetivas de uma procura ainda condicionada, os bancos não esperam mudanças nos critérios de concessão de empréstimos às empresas e às famílias para a compra de casa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Bancos antecipam nova quebra na procura por crédito da casa
{{ noCommentsLabel }}