BRANDS' ECO CTT: um universo de serviços inovadores e soluções transformadoras

  • BRANDS' ECO
  • 2 Fevereiro 2024

Milhares de colaboradores, parceiros e clientes dos CTT estiveram reunidos, durante dois dias, no Centro de Congressos do Estoril, para conhecerem a estratégia da empresa para 2024.

Os CTT juntaram, ao longo de dois dias, no Centro de Congressos do Estoril, milhares de colaboradores, parceiros e clientes, onde foi feita uma retrospetiva de 2023 e apresentadas as principais prioridades e desafios para este ano, em Portugal e Espanha.

A empresa, que é hoje muito mais do que uma empresa de correio, apresentou o seu alargado portefólio e debateu vários temas importantes no mercado em várias sessões, onde foram apresentadas algumas das tendências para este ano nos setores de Publicidade, Soluções Digitais, Business Process Outsourcing (BPO), Contact Centers, E-Commerce, Administração Pública e Inovação.

Publicidade

Na sessão relacionada com o tema “Publicidade”, que teve como orador convidado Pedro Graça, da agência Havas, foram relembradas as vantagens e a eficácia do correio publicitário num mundo sobrecarregado de mensagens digitais. Partindo do insight “No passado, os emails estavam vazios e as caixas de correio cheias. Hoje, os emails estão cheios e as caixas de correio vazias”, Pedro Graça relembrou a necessidade de quebrar a distração digital com um momento “mágico” que um suporte físico pode proporcionar, envolvendo os cinco sentidos e muita criatividade, para além da importância da personalização das mensagens. No painel, moderado por Ricardo Luz, dos CTT, estiveram ainda presentes Andreia Paulo, da JCDecaux, Miguel Cal, dos CTT, e Nuno Antunes, da agência Milford, que reforçaram e debateram a importância da complementaridade entre o físico e o digital.

Soluções Digitais Empresariais

Já relativamente ao tema das soluções digitais empresariais, os CTT comprometem-se a ajudar as organizações na sua transformação digital. Foi convidado Bruno Padinha, do Grupo Impresa, que apresentou a expansão digital do jornal: “No Expresso, cedo percebemos a urgência de explorar como oportunidade a «ameaça digital» que concretizámos numa oferta digital que inova e expande a clássica em papel”. No painel, moderado por Mário Sousa, dos CTT, foram convidados André Ferreira, dos CTT, Javier Roca Navarro, da Digitel, e José Henriques, da Reisswolf, que apresentaram ofertas que complementam os produtos físicos com serviços digitais nas áreas de Gestão de Arquivo, Digitalização e Destruição Certificada, Certificação Digital e Correio Híbrido e Digital, entre outras.

Business Process Outsourcing – BPO

Além disto, nos últimos anos tem-se verificado um forte crescimento do outsourcing, muito suportado na transformação digital, na flexibilidade do trabalho e na forte pressão para a eficiência e eficácia dos processos. Por essa razão, houve também uma sessão sobre BPO, que contou com a presença de Francisco Cal, da Deloitte, que partilhou as principais tendências, desde a consolidação de fornecedores e integração de serviços end-to-end com redução de custos, passando pela evolução de modelos de contratação focados nos resultados e inovação com relação colaborativa, até à qualificação de fornecedores com requisitos de sustentabilidade, segurança e compliance. No painel, moderado por Jorge Frois, da Newspring, foram convidados Cláudia Borges, da Moneris, Cláudia Castro, da Tranquilidade, João Libório, da CGD, e Rui Rosado, da EDP, que partilharam as suas experiências, onde a relação próxima com os CTT/NewSpring tem reforçado a qualidade do serviço e aumentado a eficiência e inovação.

Contact Centers

Nuno Almeida, da EY Consulting Portugal, reforçou, ainda, a importância da Inteligência Artificial Generativa no customer service e das soluções de assistente virtual. Hoje, os CTT contam com o chatbot “Helena”, que oferece aos clientes assistência em tempo real, a nível informativo e transacional. No painel, moderado por Liliana Pereira, da Newspring, Armando Trivelatto, da Five9, apresentou as soluções Agent Assist – acesso em tempo real de informação dos clientes com personalização do atendimento -, e o Agente Virtual Inteligente – Atendimento por Bots. Ana Pinto, da Generali/Tranquilidade, partilhou, por sua vez, o desafio da centralização das várias marcas do grupo num único contact center e a aposta na evolução tecnológica com a utilização de IVR de voz natural e outras soluções self-service. Luís Ferreira, da Worten, reforçou a importância de ter um parceiro de confiança que garanta a flexibilidade, tecnologia e qualidade das equipas, e referiu o grande desafio, com balanço positivo, da transição do contact center para a Newspring, em plena peak season.

E-commerce

Como líder do e-commerce em Portugal, os CTT asseguraram este tema com Francisco Travassos, dos CTT, como orador. A importância dos pontos de entrega alternativos, o crescimento da venda/compra de produtos em segunda mão, a relevância das devoluções e a sustentabilidade foram algumas das tendências abordadas. No painel, moderado por Pedro Faraústo, dos CTT, Alexandre Branco, Catarina Costa e Pedro Sousa Neves, dos CTT, apresentaram algumas das várias soluções que a empresa detém ao longo de toda a cadeia de valor, respetivamente nas áreas de Logística, Pagamentos e criação de Lojas Online. Já o cliente convidado, Rui Gonçalves, do El Corte Inglês, partilhou os vários desafios que o e-commerce coloca e a experiência muito positiva de utilização do CTT Now (entregas no próprio dia).

Administração Pública

Sobre a descentralização na Administração Pública Local e a transição digital, foi abordada a necessidade de reforço das suas valências para otimizarem processos e inovarem na forma como comunicam com cidadãos e stakeholders. Rui Lavado, da Management & Capital Advisors, focou a importância da digitalização para melhorar a eficiência, eficácia, e proximidade às populações, reduzindo custos e impacto ambiental. Na sessão, moderada por Telmo Silva, dos CTT, foram apresentadas soluções nas áreas já descentralizadas da Educação, com Amaral Carvalho da Edubox, e na área da Gestão de Contraordenações Rodoviárias, com Pedro Furtado Pereira, dos CTT, onde também Sónia Correia, da Cascais Próxima, deixou o seu testemunho.

No âmbito da iniciativa do PRR, “Bairros Comerciais Digitais”, Ricardo Fernandes, da Wavecom, apresentou ainda a proposta de valor conjunta com os CTT para a transição digital sustentada do setor do comércio e serviços locais, com aumento dos negócios e resiliência via e-Commerce e tecnologia.

Inovação

O tema inovação fechou o encontro com uma sessão que contou com a presença de Rita Casimiro, da Maze Impact, que apresentou o Desenvolvimento Sustentável como oportunidade para novos projetos e deu a conhecer a sua abordagem com o conceito de caixa de ferramentas da inovação. O painel de debate, moderado por Carlos Bhatt, dos CTT, recebeu Teresa Fiúza, da Portugal Ventures, Inês Gonçalves, da Flour, Pedro Martins, da Singularity, e Miguel Freire, da Neuralshift, e abordou a importância do Venture Capital e de outros instrumentos de financiamento na inovação em Portugal, bem como referenciou alguns projetos com os CTT na área da Inteligência artificial generativa, com o chatbot “Helena” de atendimento ao cliente e na inovação ao nível do design thinking e service design com a App CTT. O debate, encerrado pelo Nuno Matos dos CTT, abarcou ainda os desafios e riscos transversais que se vivem no curto e longo prazo e como é que as parcerias podem ajudar a ultrapassar com sucesso esta turbulência.

Além dos debates, a Convenção dos CTT incluiu uma área de exposição de conteúdos, onde se mostrou a atuação da empresa nas diferentes vertentes, e contou ainda com a presença de parceiros de diversas áreas: Adsalsa, Edubox / Inovar, Globalbox, Go Wifi, Iberinform, Inforlandia, Inn Aroma / Digitel, Intimus, IT Gest, Mygon, Newvision, Reisswolf, Wavecom, Wiremaze e Zetes.

 

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