Quatro bons motivos para visitar Ferreira do Zêzere

  • ECO + Via Verde
  • 26 Maio 2017

Este verão, Ferreira do Zêzere tem tudo para se tornar num dos seus destinos de eleição. Aqui vai encontrar história, natureza e gastronomia, a fórmula perfeita para dias bem passados.

É certo dizer que, em Ferreira do Zêzere, a natureza tomou conta e o homem é um mero visitante. Neste top mostramos-lhe quatro referências a conhecer que testemunham a história e a tradição desta região do centro do país.

Vila Histórica de Dornes

Conhecida como a “Península Encantada”, Dornes ergue-se no centro das águas do Zêzere, envolvida por uma paisagem exuberante.

A beleza desta vila, no concelho de Ferreira do Zêzere, já lhe valeu a nomeação de uma das cinco mais belas e preservadas de Portugal. Da lista constam ainda Castelo de Vide, Marvão, Monsaraz e Óbidos.

No centro vai encontrar a Igreja de Nossa Senhora do Pranto, uma das principais referências do culto mariano, onde ocorrem todos os anos milhares de peregrinos, muitos oriundos do norte do país.

Logo ao lado, a Torre Templária de Dornes, uma construção pentagonal mandada construir por Gualdim Pais, grão-mestre da Ordem dos Templários, como parte integrante do sistema militar defensivo do Tejo.

Gruta de Avecasta

A Gruta de Avecasta, em Ferreira do Zêzere, foi classificada como local de interesse público e zona especial de proteção em 2013, pelo seu valor em termos de preservação paleoambiental, tendo em vista a investigação histórica das diversas comunidades que por ali passaram.

A gruta está inserida num ambiente de grande biodiversidade, numa zona muito procurada para a realização de percursos pedestres.

Lago Azul da Albufeira de Castelo de Bode

A atividade náutica é um dos principais segmentos do turismo em Ferreira do Zêzere. Afinal, o rio tem mais de 25 km e oferece condições únicas para desportos aquáticos como a canoagem, o wakeboard, ski aquático, remo ou para simplesmente um passeio de barco.

Estamos a falar de um paraíso de água cristalina, rodeado de encostas verdejantes e um pouco de história a espreitar as margens.

A Praia Fluvial da Castanheira, na albufeira de Castelo de Bode, também conhecida como Lago Azul, é o centro de toda a atividade, oferecendo um centro náutico e uma piscina flutuante. Aliás, foi este local que, em 2015, recebeu o Campeonato do Mundo de Wakeboard.

Gastronomia


Sabia que Ferreira do Zêzere é considerada a Capital do Ovo? O título deve-se ao facto deste ser o concelho que produz mais ovos em toda a Península Ibérica — cerca de 520 milhões por ano.

Claro que esta nomeação tem que ser acompanhada por um evento a rigor — o Festival do Ovo — que todos os anos acontece no mês de junho. Mas outras mostras gastronómicas animam o concelho e fazem vénia às Migas (janeiro), ao Lagostim (abril), à Fava (maio) e à Abobora (novembro).

Quem visita a região de Ferreira do Zêzere tem de ir preparado para colocar a gastronomia na agenda, porque outras iguarias fazem a fama da região.

Desde o peixe de rio, como não podia deixar de ser, ao javali e ao leitão, sem esquecer as sobremesas, com a tradicional tigelada ou os bolos regionais Bons Maridos e Boas Esposas.

Conheça o Hotel Segredos de Vale Manso, o local ideal para ficar alojado numa visita à região.

Boa estadia e boas viagens!

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quatro bons motivos para visitar Ferreira do Zêzere

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião