BCE vai estudar alterações aos instrumentos monetários para promover transição energética
Os objetivos passam por avaliar o impacto e riscos de transição para uma economia verde, o crescente impacto físico das alterações climáticas.
O Banco Central Europeu (BCE) vai estudar eventuais alterações nos seus instrumentos e carteiras de política monetária para promover a transição para uma economia verde, segundo um comunicado enviado às redações esta terça-feira.
O BCE publicou um guia relacionado com as alterações climáticas e o que fará nesse âmbito em 2024 e 2025, sendo este, sobretudo, um manifesto de intenções sobre o que conta avaliar e estudar mais aprofundadamente.
Segundo a entidade sediada em Frankfurt, os seus objetivos passam por avaliar o impacto e riscos de transição para uma economia verde, o crescente impacto físico das alterações climáticas e como se deve adaptar a um clima mais quente e o modo como os riscos relacionados com a degradação da natureza podem afetar o seu trabalho.
Em específico, o BCE disse que vai estudar eventuais alterações às suas ferramentas de estímulo da política monetária para as adaptar à transição energética, ainda que sem dar detalhes de como poderá ser feita essa adaptação.
O banco central irá ainda aprofundar o estudo do impacto das alterações climáticas na inflação e no sistema financeiro, bem como no trabalho, produtividade e crescimento.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
BCE vai estudar alterações aos instrumentos monetários para promover transição energética
{{ noCommentsLabel }}