Indústria de plásticos expande a Norte com delegação em Oliveira de Azeméis
Associação Portuguesa da Indústria de Plásticos é a primeira a instalar-se no Centro de Negócios da Área de Acolhimento de UL/Loureiro, gerido pela autarquia. Expansão a Norte “há muito ambicionada".
A Associação Portuguesa da Indústria de Plásticos (APIP), que representa um setor que vale cerca de 4% do PIB nacional e que no arranque deste ano apresentou Joana Martins Mendes como nova diretora executiva, acaba de expandir para o Norte do país com a abertura de uma delegação em Oliveira de Azeméis.
Em funcionamento no Centro de Negócios da Área de Acolhimento de UL/Loureiro, próximo de algumas fábricas de referência deste setor, como é o caso da Simoldes Plásticos, o escritório terá uma “equipa reforçada”, indicou ao ECO fonte oficial da APIP, que é a primeira organização a instalar-se neste edifício gerido pela autarquia.
“A delegação da região Norte era há muito ambicionada, como forma de reforçar a sua componente técnica e proximidade junto dos seus associados e demais parceiros. Pretende ser mais um ponto de encontro e sinergia entre a academia e as empresas do setor, promovendo conhecimento objetivo e científico para a consolidação de uma efetiva transição verde”, indica Pedro Paes do Amaral.
O vice-presidente executivo sublinha ainda que a APIP, que tem sede em Lisboa, será “o motor para que mais organizações, públicas e privadas, possam também instalar-se” neste centro de negócios que, assim que estiverem concluídas as acessibilidades e os serviços previstos, poderá acelerar a integração de novas empresas ou instituições.
Citado em comunicado, Joaquim Jorge Ferreira, presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, apontou esta nova delegação da APIP neste concelho do distrito de Aveiro como “absolutamente estratégica e determinante para o município, particularmente para aquilo que são os projetos de desenvolvimento do tecido industrial do território e para a sustentabilidade dos seus processos produtivos”.
No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a APIP é a promotora de dois projetos “estruturantes” para alavancar a transição da cadeia de valor dos plásticos para uma economia circular e neutra em carbono: a Agenda Mobilizadora SustainablePlastics, liderada pela Logoplaste Innovation Lab; e o Roteiro para a Descarbonização da Indústria dos Plásticos, desenvolvido em parceria com a consultora E&Y.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Indústria de plásticos expande a Norte com delegação em Oliveira de Azeméis
{{ noCommentsLabel }}