Português ISQ instala “TAC” industrial para automóvel, eletrónica ou plásticos
Portuguesa ISQ instala o maior "TAC" industrial na Europa, permitindo o lançamento de serviços que irão abranger as indústrias automóvel, eletrónica e aeroespacial.
A portuguesa ISQ está a instalar o maior “TAC” na Europa, um equipamento de tomografia 3D com 25 toneladas, que irá ajudar nas áreas industriais do setor automóvel, defesa, eletrónica, a generalidade da indústria transformadora, indústrias de plásticos, entre outras, avançou esta segunda-feira em comunicado.
Entre as várias possibilidades do novo equipamento está a captura de informações de modo não destrutivo, “onde antes seria impossível”, esclarece a empresa. Hugo Carrasqueira acrescenta que este equipamento tem capacidade para manipular amostras de grande dimensão, até 1,3 metros de envergadura e até aos 180 quilos. Dada a sua potência, torna-se igualmente possível controlar amostras de materiais mais densos, como o aço, titânio ou outros metais.
"O lançamento desta linha de serviços em Portugal permitirá apoiar os setores que possuem processos críticos como por exemplo as indústrias automóvel, eletrónica e aeroespacial, contribuindo para elevar o nível da qualidade do produto, dando assim resposta ao crescente aumento das exigências com a qualidade do fabrico a que se vem assistindo nos últimos anos.”
A tomografia industrial é uma das ferramentas mais sofisticadas para inspecionar peças, sendo que este equipamento recorre a um “complexo processo” de radiografia por raio-X. Este “TAC” industrial captura imagens de vários ângulos para construir uma imagem 3D virtual do objeto em causa, sendo feitos milhares de raios-X enquanto o objeto roda dentro da máquina.
Após o processo de reconstrução digital, é obtido um modelo com um nível de precisão e resolução “extremamente elevados”, garante a empresa, permitindo assim a análise detalhada de defeitos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Português ISQ instala “TAC” industrial para automóvel, eletrónica ou plásticos
{{ noCommentsLabel }}