Cegid abre centro de exportação de soluções de IA em Braga
O novo centro de inteligência artificial criado pelo gigante de soluções de software para empresas, que emprega 500 no país, arranca com 50 pessoas, mas quer chegar às 150 até ao próximo ano.
O grupo Cegid, o gigante de soluções de software para empresas a nível global que, no ano passado, comprou o Grupo Primavera e que emprega 500 pessoas no país, está a expandir a sua aposta em Portugal, através da abertura de um novo centro de Inteligência Artificial (IA), que irá exportar soluções de IA para o grupo na Europa. Este novo centro está a contratar 50 engenheiros, mas o objetivo é chegar aos 150 até 2025.
O novo centro, que ficará sediado em Braga, vem reforçar “a capacidade da Cegid para desenvolver soluções de gestão empresarial úteis e inovadoras, que otimizam as operações, aceleram a execução das tarefas diárias e que integram as mais recentes tecnologias de Inteligência Artificial Generativa (IA Generativa), com o objetivo de apoiar todas as empresas a tornarem tudo mais possível“, adiantou a empresa em comunicado.
A tecnológica, que conta com 4.400 colaboradores em todo o mundo, 500 dos quais em Portugal, pretende recrutar mais de 50 engenheiros de software especializados em IA para o novo centro, “que irá funcionar em articulação com os escritórios de Braga e Lisboa”. “O objetivo é contratar um total de 150 colaboradores especializados nesta área até 2025“, acrescenta.
De acordo com a empresa, “a Inteligência Artificial (IA) está a transformar a forma como todos os negócios operam, inovam e competem. Em particular, a tecnologia de IA Generativa está a criar um novo campo de aplicações para que as empresas sejam capazes de desenvolver novas experiências para os clientes, identificarem insights que de outra forma continuariam ocultos, e de apoiarem os colaboradores numa grande diversidade de tarefas”.
O novo centro “irá funcionar como uma incubadora, aproveitando o vasto conhecimento empresarial da Cegid e a grande quantidade de dados que processa diariamente para transformar as potencialidades da IA Generativa em soluções práticas para os clientes”. A partir de Braga, a companhia irá exportar soluções de IA para todas as aplicações vendidas dentro do espaço europeu.
Portugal oferece um hub de conhecimento técnico brilhante e conta com uma forte concentração de talento, que é fundamental para os projetos inovadores que estamos a desenvolver.
“Portugal oferece um hub de conhecimento técnico brilhante e conta com uma forte concentração de talento, que é fundamental para os projetos inovadores que estamos a desenvolver”, realça Pedro Vale, vice-presidente de engenharia para a área de IA e Data na Cegid. O mesmo responsável refere que “o novo centro de IA da Cegid já triunfou com o seu primeiro projeto, um assistente virtual de apoio ao cliente, para que os utilizadores da solução Cegid Contasimple poupem tempo e prestem um melhor serviço ao cliente, o que reforça a nossa filosofia de oferecer inovação com um propósito específico, adaptado às necessidades reais dos nossos clientes”.
“Estamos empenhados em estabelecer padrões de referência para o uso responsável da IA nos negócios, particularmente em regiões com regulamentações rigorosas como a União Europeia”, afirmou Pedro Vale. “Trata-se de inovar de forma responsável e garantir que as nossas soluções respeitam a privacidade, a segurança e a conformidade, valores que estão enraizados na cultura da Cegid”, conclui.
A Cegid, que concluiu a aquisição do Grupo Primavera em 2022, depois de Jorge Batista e José Dionísio terem vendido a empresa ao fundo britânico Oakley Capital Investments, em 2021, é líder em soluções de gestão empresarial na cloud na Península Ibérica e conta com mais de 1.300 colaboradores na região, 700 parceiros e prevê ter registado uma faturação pró-forma de 169 milhões de euros, em 2023.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Cegid abre centro de exportação de soluções de IA em Braga
{{ noCommentsLabel }}