Novobanco paga 3,25% por 500 milhões de euros em obrigações cobertas
Operação de financiamento contou com forte procura dos investidores, com as ordens a superarem os quatro mil milhões de euros.
O Novobanco já concluiu a operação de financiamento de 500 milhões de euros através de obrigações cobertas com uma maturidade de três anos. O banco irá pagar uma taxa de juro aos investidores a rondar os 3,25%, segundo anunciou esta quarta-feira ao mercado.
A procura superou os cinco mil milhões de euros, dez vezes mais do que o montante emitido pelo banco liderado por Mark Bourke, com o forte interesse a baixar o custo da operação. O Novobanco destaca que se tratou do “maior volume de ordens de obrigações cobertas/hipotecárias em Portugal pelo menos nos últimos cinco anos”.
O Novobanco pagou um spread de 45 pontos base acima da taxa de midswap do euro a três anos, perfazendo uma taxa de juro final de 3,25%.
De acordo com o comunicado do banco enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a emissão foi colocada junto de investidores institucionais geograficamente diversificada, incluindo Alemanha (18%), Península Ibérica (15%) e Dinamarca (15%). A emissão foi maioritariamente colocada junto de investidores de referência, incluindo gestores de ativos (44%), bancos (33%) e bancos centrais (9%).
Esta operação visa financiar a atividade do banco através da colocação de títulos de dívida que estão garantidos por um conjunto de ativos (normalmente empréstimos à habitação). Não é uma novidade na banca nacional, pois nos últimos dias também o Santander Totta e o BPI realizaram este tipo de operações, levantando 1.000 milhões e 500 milhões de euros, respetivamente. A Caixa também poderá estar a preparar-se para ir ao mercado depois de a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) ter aprovado o seu programa de obrigações cobertas.
Emissões de obrigações cobertas permitem aos bancos diversificarem as suas fontes de financiamento, numa altura em que estão a ser pressionados com o aumento dos custos de funding no mercado devido à subida das taxas de juro do Banco Central Europeu (BCE).
O Novobanco encerrou 2023 com lucros de 743 milhões de euros, uma subida de 33% em relação ao ano anterior beneficiando da subida dos juros dos empréstimos da casa.
(Notícia atualizada às 17h50 com comunicado enviado à CMVM)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Novobanco paga 3,25% por 500 milhões de euros em obrigações cobertas
{{ noCommentsLabel }}