Gigante japonesa abre portas em Lisboa

  • ECO
  • 30 Maio 2017

A multinacional japonesa Marubeni vai abrir abrir uma filial em Lisboa depois de já ter investido na energia, águas e distribuição de gás em Portugal.

Os investimentos da Marubeni em Portugal já ultrapassam os 400 milhões de euros e distribuem-se pelo setor da energia, da água e da distribuição de gás. Chegam atualmente a 14 municípios, mas Lisboa também vai entrar no mapa acolhendo a nova filial.

Atualmente, a Marubeni é responsável por 19% da produção de energia elétrica em Portugal, detendo 50% dos ativos em energias renováveis e termais do ENGIE. Também tem uma participação de 22,5% nas ações da Galp Gás Natural Distribuição e finalmente, gere a maior empresa de serviços de águas de Portugal, a Administração e Gestão de Sistemas de Salubridade, em parceria com a Innovation Network Corporation of Japan. Os serviços de distribuição de água correm por 14 municípios entre eles Cascais, Setúbal, Gondomar e Tavira.

A inauguração da nova filial contou com a presença da AICEP, a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, que tem promovido os investimentos da Marubeni em Portugal. Para o presidente, Luís Castro Henriques, a ação da Marubeni é “um exemplo da crescente atratividade e das qualidades únicas do nosso país enquanto destino de investimento estrangeiro”.

A empresa revela em comunicado as suas principais motivações. A filial em Portugal é uma “plataforma estratégica” que permitirá a expansão não só dentro do país como na América Latina, União Europeia e África. Portugal é uma ponte que dá acesso à população de 500 milhões da União Europeia e aos 250 milhões da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. O CEO, Fumiya Kokubu, fala ainda de “aprofundar das relações entre Portugal e o Japão”, um laço histórico que terá pesado na decisão.

A Marubeni conta já com um volume de negócios de 90 mil milhões de euros e quase 40 mil trabalhadores e a sua atividade abrange três áreas para além do setor energético e metais. Move-se também nos transportes e maquinaria industrial, setor alimentar e produtos de consumo e nos químicos e produtos florestais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gigante japonesa abre portas em Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião