Trump: menos imposto para repatriar lucros poupará 300 mil milhões a multinacionais

Depois de ter pressionado várias empresas a voltar a solo norte-americano, Trump vai promover a repatriação de lucros com um imposto menor. O impacto da medida foi calculado pela consultora Oxfam.

A consultora Oxfam estima que as 50 maiores multinacionais norte-americanas vão poupar entre 312 e 327 mil milhões de dólares se Donald Trump reduzir o imposto aplicado ao repatriamento de lucros para os Estados Unidos, segundo o The Guardian. A ideia da nova administração é promover a importação dos lucros das grandes empresas — muitos deles “guardados” em offshores — para que esse dinheiro seja investido nos EUA. Atualmente a taxa é de 35%, mas Trump quer diminuir para 10%.

O estudo da Oxfam refere que as empresas norte-americanas têm mantido os seus lucros no exterior porque, através de vazios legais, estas multinacionais não pagam impostos nos Estados Unidos relativamente aos lucros registados em todo o mundo. Isso só acontece caso as empresas queiram repatriar esses lucros para os EUA, o que atualmente é feito com uma taxa de 35%.

No total, em 2015, segundo a Oxfam, as 50 maiores empresas norte-americanas detinham 1,6 biliões de dólares fora dos EUA. Nesse mesmo ano, segundo o estudo, o dinheiro mantido em paraísos fiscais aumentou 200 mil milhões de dólares. Um desses exemplos é a sede da Apple na Irlanda, uma situação que já levantou problemas junto da União Europeia. Segundo o relatório da Oxfam, a Apple pouparia 43,5 mil milhões de dólares com a descida do imposto para os 10%.

Esta foi uma promessa feita por Donald Trump na campanha eleitoral. A estratégia do agora presidente dos Estados Unidos é forçar e promover ao máximo o regresso das multinacionais criadas no país a solo norte-americanas. Além disso, a nova administração também quer que a produção passe a ser feita com a força de trabalho norte-americana.

Atualmente, existe uma rede de 1.751 subsidiárias de multinacionais norte-americanas, espalhadas pelo mundo, para que os lucros não passem pela autoridade tributária dos Estados Unidos. O mesmo relatório refere que as 50 maiores empresas dos EUA gastaram 2,5 mil milhões de dólares em lóbi entre 2009 e 2015, incluindo 352 milhões especificamente para influenciar o debate sobre impostos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trump: menos imposto para repatriar lucros poupará 300 mil milhões a multinacionais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião