Greves que afetavam comboios esta semana foram desconvocadas

A paralisação dos trabalhadores das Infraestruturas de Portugal convocada para os próximos dias 5 e 7 foi levantada.

Foi desconvocada a greve da Aprofer – Associação Sindical dos Profissionais do Comando e Controlo Ferroviário agendada para os próximos dias 5 e 7 de março, que iria provocar “perturbações significativas” na circulação de comboios, apurou o ECO.

A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou no início de fevereiro um acordo para aumentos salariais com seis sindicatos (SINFA, ASCEF, SINAFE, SINDEFER, FENTCOP e SINTAP), com a possibilidade de estender a outras estruturas representativas dos trabalhadores. O crescimento da massa salarial é de perto de 5%, com os aumentos a serem mais elevados para os escalões mais baixos.

A CP tinha avisado ainda ontem para “perturbações significativas” nos dias 5 e 7 de março devido à greve dos trabalhadores da IP. Também a operação da Fertagus seria afetada.

Esta seria a segunda paralisação este ano convocada pela Aprofer, que abrange trabalhadores de operação, comando, controlo, informação, gestão de circulação e conservação ferroviária da IP.

No início de janeiro foram realizados dois dias de greve, justificados pela associação sindical com o incumprimento da IP em fechar um acordo de empresa até 31 de dezembro de 2023 e questões remuneratórias. A empresa pública vai manter as negociações com os sindicatos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Greves que afetavam comboios esta semana foram desconvocadas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião