5 coisas que vão marcar o dia

A Jerónimo Martins apresenta resultados de 2023, no dia em que são divulgados dados sobre as vendas a retalho na Europa e a inflação na OCDE.

Continua a época de apresentação de resultados entre as cotadas do índice de referência nacional, com a Jerónimo Martins a prestar contas sobre o ano de 2023. O dia será também marcado pela divulgação de dados estatísticos como as vendas a retalho na Zona Euro e a inflação na OCDE. Nos EUA, a Fed publica o “Livro Bege”, que permite fazer um raio-X à economia norte-americana.

Jerónimo Martins apresenta resultados de 2023

A Jerónimo Martins apresenta esta quarta-feira os resultados para o ano de 2023, que já se pode antever que será um ano recorde. Até setembro do ano passado, a dona do Pingo Doce faturou 22,5 mil milhões de euros, o que representa um disparo de 22% face ao ano passado, enquanto os lucros neste período subiram 33,3% para 558 milhões.

Como evoluíram as vendas a retalho na Europa?

O Eurostat publica os dados sobre as vendas a retalho durante o mês de janeiro, permitindo perceber o ritmo da atividade económica nos países da União Europeia no arranque do ano. Além disso, o gabinete de estatísticas europeu vai também divulgar dados sobre os preços na produção industrial, bem como na importação industrial, em janeiro.

OCDE divulga inflação de janeiro

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) divulga os dados relativos à inflação em janeiro nos países que a integram. Estes dados permitem perceber as diferenças na evolução dos preços entre os vários países que integram a OCDE. Na Zona Euro, a inflação abrandou para 2,8% em janeiro e terá abrandado novamente em fevereiro, segundo a estimativa rápida.

Como estão as reservas de petróleo dos EUA?

É divulgado esta terça-feira o relatório da associação American Petroleum Institute (API) que mostra como estão os inventários de crude nos Estados Unidos, dados que normalmente fazem mexer os preços do petróleo negociado nos mercados internacionais. Nesta semana, os preços têm estado a cair mesmo com os cortes na produção determinados pela OPEP.

Fed dá sinais sobre a economia

Esta quarta-feira, a Reserva Federal dos Estados Unidos (Fed) divulga os dados mais recentes sobre a economia norte-americana, numa altura em que ainda é incerto quando é que o banco central poderá avançar para um corte nas taxas de juro. Publicado oito vezes por ano, o “Livro Bege” apresenta o resumo das condições e atividade económica do país, com base no reportado pelos diferentes bancos centrais federais. O presidente da Reserva Federal vai também depor em comissão da Câmara dos Representantes, dando mais pistas sobre a visão da Fed.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião