S&P sobe rating do Santander Totta para A-

  • Lusa
  • 6 Março 2024

A Standard & Poor's subiu o 'rating' do Santander Totta de BBB+ para A-, ficando o banco com a mesma notação financeira de Portugal, disse o banco em comunicado.

A Standard & Poor’s (S&P) subiu o rating do Santander Totta de BBB+ para A-, ficando o banco com a mesma notação financeira de Portugal, disse o banco em comunicado.

Na semana passada, a mesma agência de rating tinha melhorado a notação financeira de Portugal de BBB+ para A-, com perspetiva positiva (o que significa que pode vir a ser melhorado a médio prazo).

Em comunicado divulgado esta quarta-feira, o Santander Totta disse ter “a melhor notação do sistema financeiro” e cita a nota de análise da S&P, segundo a qual esta considera que “o perfil e a performance do Santander em Portugal continuarão altamente correlacionados com a qualidade creditícia da dívida soberana, dada a elevada concentração do negócio do banco no seu mercado doméstico”.

O Santander Totta perspetiva que se o rating da República melhorar também a sua notação subirá.

Quanto ao seu negócio, diz o Santander Totta que a S&P prevê que a sua rentabilidade se manterá alta nos próximos dois anos e que o negócio se manterá eficiente e com ativos de qualidade.

O Santander Totta teve lucros de 1.030 milhões de euros em 2023, mais 69,8%, face aos 606,7 milhões de euros em 2022, num ambiente de altas taxas de juro que beneficiou o negócio dos bancos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

S&P sobe rating do Santander Totta para A-

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião