Lucros do Haitong Bank crescem 55% em 2023, para 17 milhões de euros

  • Joana Abrantes Gomes
  • 8 Março 2024

Confirmando a “consistência” de resultados positivos, os lucros do Haitong aumentaram 55% ao longo de 2023, para um total de 17 milhões de euros.

O Haitong Bank encerrou o exercício de 2023 com um resultado líquido de 17 milhões de euros, mais 55% do que ano anterior, quando reportou lucros de 11 milhões de euros, anunciou o banco, num comunicado enviado esta sexta-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Estes números demonstram que o banco “geriu, com sucesso, os efeitos da difícil conjuntura de 2023, resultante das guerras na Ucrânia e Médio Oriente, da manutenção da volatilidade dos mercados e das elevadas taxas de juro”, lê-se no comunicado.

Segundo o Haitong Bank, o produto bancário aumentou 2,7% face ao ano anterior, para 76 milhões de euros, o que se deveu às “atividades de crédito” e à “gestão proativa do passivo”, resultando numa margem financeira líquida de 36 milhões de euros, que mais do que duplicou comparativamente a 2022.

Enquanto os custos operacionais se situaram nos 60 milhões de euros, “não obstante o ambiente inflacionista na maioria dos mercados em que [o banco] está presente, o resultado operacional foi de 16 milhões, equivalendo a um crescimento homólogo de 25%.

O Haitong aumentou ainda os ativos para cerca de 3,5 mil milhões de euros, mais 2,4% em relação a 2022. Nesta matéria, o banco assinala que “manteve uma rigorosa disciplina nas suas atividades de crédito”, o que levou a “bons níveis de qualidade dos ativos, expressos nos rácios de crédito não produtivo (NPL ratio) de 1,2% e de exposições não produtivas (NPE ratio) de 1,4% em 2023″.

(Notícia atualizada às 18h43)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lucros do Haitong Bank crescem 55% em 2023, para 17 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião