Haitong faz aumento de capital de 8 milhões de euros para evitar entrada do Estado
O banco chinês comprou os direitos de conversão dos créditos fiscais ao Estado, mantendo-se como único acionista.
O Haitong, o antigo BESI, voltou a comprar os direitos de conversão dos ativos por impostos diferidos (DTA) ao Tesouro português, através de um aumento de capital no valor de oito milhões de euros. Com esta operação, o grupo chinês evita a entrada do Estado no capital.
À semelhança do que já tinha acontecido em dezembro de 2022 e em julho do mesmo ano, o grupo chinês comprou mais 1,6 milhões de direitos relativos a DTA relativos aos exercícios de 2017 e 2018, tendo realizado para esse efeito um aumento de capital no valor de cerca de oito milhões de euros. Após esta operação, o capital social do banco passa a ser no montante de 871,3 milhões de euros.
“O Haitong Bank, S.A. (“Banco”) informa que foi deliberado o aumento do seu capital social, decorrente da conversão dos direitos atribuídos ao Estado Português e adquiridos pela Haitong International Holdings Limited, única acionista votante do Banco, relativos aos anos fiscais de 2017 e 2018, emitidos ao abrigo do Regime Especial aplicável aos Ativos por Impostos Diferidos, aprovado pela Lei n.º 61/2014, de 26 de agosto, na redação dada pela Lei n.º 98/2019, de 4 de setembro (“REAID”)”, adianta um comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Segundo o mesmo documento, este aumento de capital foi realizado “na modalidade de incorporação das reservas especiais constituídas ao abrigo do n.º 1 do artigo 8.º do REAID, no montante global de 7,99 milhões de euros”. Cerca de 7,7 milhões resultam da conversão dos direitos por referência ao exercício de 2017; e os restantes 254 mil euros em consequência da conversão dos direitos por referência ao exercício de 2018″.
“O número global de novas ações ordinárias emitidas, com o valor nominal unitário de 5 euros, é de 1.599.787″, acrescenta o mesmo comunicado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Haitong faz aumento de capital de 8 milhões de euros para evitar entrada do Estado
{{ noCommentsLabel }}