Deloitte concentra escritórios do Porto no novo edifício da Civilria no Nó de Francos
Consultora deixa instalações no Bom Sucesso e em Bessa Leite, passando a ocupar 14.500 mil m2 na nova Icon Tower, construída pela Civilria, onde terá como vizinhas a Vodafone e a Fujifilm.
A Deloitte vai concentrar as operações no Porto no novo edifício de escritórios construído pela Civilria junto ao Nó de Francos, que passa a acolher as equipas que estão atualmente distribuídas pelo edifício Bom Sucesso Trade Center e pelo edifício em Bessa Leite, ambas na zona da Boavista.
Na designada Icon Tower, que tem uma área total de cerca de 14.500 mil metros quadrados (m2) distribuídos por 14 pisos e um rooftop, a consultora, que acaba de abrir um novo escritório em Coimbra e está a investir num novo campus em Lisboa, vai ocupar 5.500 mil m2 de área de escritórios. Distribuem-se entre o 10º e o 14º pisos, além do espaço privativo no 15º andar e de uma área ao nível do piso da rua.
Como o ECO avançou em dezembro, a Deloitte vai ter como vizinha a Vodafone, que vai ocupar um piso com 1.050 m2. No início deste ano, a empresa de telecomunicações abandonou o famoso Edifício Vodafone na Avenida da Boavista, no seguimento de um conflito com o proprietário do imóvel — o fundo AF Portfólio Imobiliário, gerido pela Interfundos do Millennium BCP –, provocado pela falta de obras de fundo na fachada.
Também a japonesa Fujifilm já reservou espaço no edifício Icon Tower, que está a começar a receber os novos ocupantes. Artur Varum, CEO da Civilria, aponta que o imóvel já tem acordos de comercialização contratados para oito pisos e mais três encontram-se em “fase final de assinatura de contrato”. Falta assim ocupar os restantes quatro pisos, com o empresário a assinalar que está neste momento “em conversações com vários clientes potenciais”.
No âmbito de um mega projeto imobiliário superior a 100 milhões de euros, a construtora e promotora imobiliária com sede em Aveiro já tinha inaugurado um primeiro imóvel comercial (Icon Douro), também desenhado pelo arquiteto Luís Pedro Silva, ocupado desde o verão de 2022 pela seguradora Ageas. O empreendimento no Nó de Francos, a que chamou Icon Community, inclui ainda um bloco de apartamentos com oito pisos e um total de 168 habitações de tipologia T0 e T1.
Destina-se a arrendamento de curta e média duração, o edifício de apartamentos está em fase inicial de ocupação, com os primeiros arrendatários a instalarem-se. A gestão vai ser feita por uma empresa do grupo, com mais de dez anos de experiência, e que recentemente sofreu um processo de rebranding e passou a chamar-se NÖMA. O rés-do-chão está ocupado com vários serviços, como espaços de coworking, um restaurante e um ginásio Element, da rede Solinca.
A interligar os três edifícios – dois de escritórios e um service apartment – foi criada uma área comunitária com 9.000 m2 de jardins. Todos os edifícios têm painéis fotovoltaicos, sistemas de gestão de usos de águas e materiais sustentáveis certificados, destaca a Civilria, que tem vários projetos em desenvolvimento em cidades como Lisboa, Cascais, Aveiro, Gaia e Porto, apresenta um valor de ativos superior a 300 milhões de euros e vendas superiores a 60 milhões, incluindo rendas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Deloitte concentra escritórios do Porto no novo edifício da Civilria no Nó de Francos
{{ noCommentsLabel }}