Das emissões dos pneus aos travões, eurodeputados aprovam normas para poluição automóvel
A lei atualiza limites para as emissões de gases de escape (como óxidos de azoto, partículas, monóxido de carbono e amoníaco) e introduz novas medidas para reduzir as emissões dos pneus e dos travões.
O Parlamento Europeu aprovou esta quarta-feira as novas regras da União sobre a homologação e fiscalização do mercado de veículos a motor (Euro 7), que atualiza os limites para as emissões de gases de escape. O acordo alcançado com o Conselho Europeu (CE) sobre o Regulamento Euro 7 foi aprovado com 297 votos a favor, 190 contra e 37 abstenções dos eurodeputados, mas deve ser ainda aprovado pelo CE para poder entrar em vigor.
O texto atualiza os limites para as emissões de gases de escape (como óxidos de azoto, partículas, monóxido de carbono e amoníaco) e introduz novas medidas para reduzir as emissões dos pneus e dos travões. “Pela primeira vez, as normas da União Europeia vão incluir limites de emissão de partículas dos travões para automóveis de passageiros e veículos comerciais ligeiros, além de requisitos mínimos de desempenho para a durabilidade das baterias em automóveis elétricos e híbridos”, refere o comunicado do Parlamento.
Será também criado um passaporte ambiental, com a informação sobre o desempenho dos veículos no momento da matrícula, incluindo o nível dos limites de emissão de poluentes, emissões de dióxido de carbono, consumo de combustível e energia elétrica, autonomia elétrica, potência do motor e durabilidade das baterias.
A informação será também atualizada pelos sistemas e monitores de bordo. “Queremos garantir a acessibilidade dos preços dos automóveis novos de menor dimensão com motores de combustão interna para os clientes domésticos e, ao mesmo tempo, permitir que a indústria automóvel se prepare para a transformação esperada do setor”, refere o eurodeputado checo e um dos relatores, Alexandr Vondra, citado em comunicado.
A Comissão Europeia apresentou, em novembro de 2022, uma proposta para reduzir a poluição atmosférica proveniente dos veículos automóveis novos vendidos na UE, de forma a cumprir a ambição de poluição zero do Pacto Ecológico Europeu, assegurando também a acessibilidade dos preços dos veículos e promovendo a competitividade da Europa.
A atualização agora aprovada já tinha sido criticada pela organização ambientalista europeia Transportes e Ambiente, que acusou Bruxelas de branquear os carros “sujos” (poluentes) e considerou que a norma não aumenta significativamente a proteção contra a poluição atmosférica em relação à anterior, a “Euro 6”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Das emissões dos pneus aos travões, eurodeputados aprovam normas para poluição automóvel
{{ noCommentsLabel }}