PSD admite discutir devolução do tempo de serviço a professores antes do OE2025

  • ECO
  • 14 Março 2024

Embora não explicando se para isso é necessário fazer um Orçamento Retificativo para acomodar mais despesa, Miguel Pinto Luz admite discutir tempo de serviço a professores antes do OE2025.

O vice-presidente do PSD admite que o diploma para devolução do tempo de serviço congelado aos professores possa ser apresentado na Assembleia da República antes do Orçamento do Estado para 2025. Em entrevista conjunta à Renascença e ao Público, Miguel Pinto Luz, no entanto, não explica se para isso é necessário fazer um Orçamento Retificativo para acomodar mais despesa. “Temos de ver as folgas, temos de ver os dividendos da CGD, temos de ver que cativações é que lá estão. Só saberemos depois de chegar ao Governo”, explicou.

Embora concedendo que “a prioridade é a Saúde“, quando questionado sobre as medidas prioritárias para acontecer logo nos primeiros meses, Miguel Pinto Luz defende que “são todas prioritárias no sentido em que o país não está bem“, lembrando que “Luís Montenegro disse que, mal tomasse posse, iria começar a falar com os setores da sociedade que se sentem injustiçados”.

“Não falou só dos professores, falou das carreiras na saúde, falou dos polícias. Uma prioridade para sarar as feridas deste país que está tão zangado, e muitas vezes legitimamente, é falar com os vários setores. O Estado Social não existe de forma etérea. Existe porque existem médicos, enfermeiros, professores, oficiais de Justiça, procuradores do Ministério Público. Se essas pessoas não estão motivadas, bem remuneradas, se não sentem justiça na forma como são tratadas, não existe Estado Social. Ele colapsa“, acrescentou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSD admite discutir devolução do tempo de serviço a professores antes do OE2025

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião