Gasolina sobe 1,5 cêntimos esta segunda-feira. Gasóleo não mexe

A partir de segunda-feira, quando for abastecer, deverá pagar 1,616 euros por litro de gasóleo simples e 1,747 euros por litro de gasolina simples 95.

Os preços dos combustíveis vão ter um comportamento diferenciado na próxima semana. A gasolina deverá subir 1,5 cêntimos e o gasóleo, o combustível mais usado em Portugal, não deverá sofrer alterações, disse ao ECO uma fonte do setor.

Quando for abastecer, deverá passar a pagar 1,616 euros por litro de gasóleo simples e 1,747 euros por litro de gasolina simples 95, tendo em conta os valores médios praticados nas bombas à segunda-feira, divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).

Estes valores já têm em conta os descontos aplicados pelas gasolineiras e a revisão das medidas fiscais temporárias para ajudar a mitigar o aumento dos preços dos combustíveis. A redução de impostos determinada pelas medidas atualmente em vigor é de 25 cêntimos por litro de gasóleo e de 26 cêntimos por litro de gasolina.

Os preços podem ainda sofrer alterações para ter em conta o fecho das cotações do petróleo brent à sexta-feira e o comportamento do mercado cambial. Mas também porque os preços finais resultam da média dos valores praticados por todas as gasolineiras. É ainda de recordar que os preços cobrados ao consumidor final podem variar consoante o posto de abastecimento.

Esta semana, os preços do gasóleo desceram 1,4 cêntimos e os da gasolina 0,2 cêntimos, indo quase ao encontro da expectativa do mercado, que apontava para uma descida de 1,5 cêntimos do diesel e que a gasolina não iria mexer.

O preço do brent, que serve de referência para o mercado europeu, está a descer 0,29% esta sexta-feira, para 85,28 dólares por barril mas caminham para um ganho semanal de 3%, impulsionado pela Agência Internacional de Energia, que reviu em alta as suas previsões de procura de petróleo para 2024, e por um declínio inesperado nas reservas dos EUA.

(Notícia atualizada com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gasolina sobe 1,5 cêntimos esta segunda-feira. Gasóleo não mexe

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião