Há um novo grupo de saúde em Portugal. Unisana Hospitais junta investimentos da Atena e 3T, de Almada ao Porto

Liderado por Eduardo Nuno Moniz, o novo grupo de saúde arranca com três hospitais (Almada, Torres Vedras e Porto) e duas clínicas (Santarém), que empregam 900 pessoas e faturaram 26 milhões em 2023.

Hospital de Almada, Hospital do Oeste – Soerad (Torres Vedras), Hospital da Lapa (em sociedade com a Hline e em parceria com a Irmandade da Lapa, no Porto) e duas clínicas em Santarém (Centro e São Domingos). É com estes cinco ativos que arranca o novo grupo de saúde em Portugal, que junta os investimentos realizados pela Atena Equity Partners e pela 3T Portugal nos últimos três anos.

Agora sob o chapéu da marca Unisana Hospitais e liderado por Eduardo Nuno Moniz, antigo CEO da British Hospital, as unidades sob gestão deste novo ator no setor dos cuidados de saúde em Portugal faturaram em conjunto mais de 26 milhões de euros em 2023, tendo realizado no ano passado cerca de 130 mil consultas, 362 mil exames e cinco mil cirurgias. Tem atualmente uma capacidade instalada de 10 salas de bloco operatório, 79 gabinetes de consulta e 173 camas de internamento.

Eduardo Nuno Moniz, CEO da Unisana Hospitais

Foi no verão de 2021, com a compra do Hospital Particular de Almada ao grupo Jocolgest, que os dois fundos de private equity fizeram o primeiro investimento em parceria na área da saúde, a que juntaram o Hospital Soerad em Torres Vedras no final de 2022. No último trimestre do ano passado, esta joint-venture assumiu a gestão e a exploração do histórico Hospital da Lapa, no centro do Porto, e adquiriu as clínicas IMS e Dr. Ruy Puga, em Santarém.

“A Unisana pretende, a prazo, consolidar uma rede nacional, de identidade local, em colaboração e complementaridade com os setores público, segurador e social, indica Eduardo Nuno Moniz. Citado em comunicado, o novo CEO da Unisana Hospitais destaca ainda a “oferta alargada” de cuidados de saúde de ambulatório, como consultas e exames de diagnóstico.

A “equipa experiente e reconhecida nas suas áreas de especialidade” é composta por mais de 360 médicos, além de enfermeiros e outros profissionais de saúde, num total aproximado de 900 colaboradores. Nestas três unidades hospitalares, além de cirurgia e internamento, disponibiliza ainda atendimento urgente e atendimento permanente.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há um novo grupo de saúde em Portugal. Unisana Hospitais junta investimentos da Atena e 3T, de Almada ao Porto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião