Empresário do Norte paga três milhões pelo novo Mercedes-AMG One. É o único que vem para Portugal

Já circula nas estradas portuguesas o exemplar único no país do novo Mercedes-AMG One. Processo de compra envolveu uma reunião secreta na Suíça e o compromisso de manter o carro na coleção.

Quase sete anos depois de ter passado por um rigoroso processo de encomenda, que durou largos meses e incluiu uma reunião secreta nos arredores de Genebra (Suíça), em que o cliente nem sequer podia ter consigo o telemóvel ou o relógio, um empresário do Norte acaba de receber as chaves do Mercedes-AMG One, modelo hiperdesportivo da marca alemã que custa mais de três milhões de euros. É a única unidade a vir para Portugal e foi entregue diretamente nas instalações do cliente no distrito do Porto, apurou o ECO.

A Sociedade Comercial C. Santos, que fez a entrega deste exemplar único no país – em todo o mundo serão produzidas apenas 275 unidades –, conta que a encomenda já foi feita no verão de 2017 e que o cliente nortenho, que pediu anonimato, passou por várias etapas até firmar o contrato. Os critérios eram apertados: tinha de ter um histórico de relacionamento com o grupo Mercedes-Benz, ser colecionador de automóveis e mantê-lo nessa coleção.

Só no início de 2023, mais de cinco anos após o anúncio oficial no Salão Automóvel de Frankfurt, é que a primeira unidade saiu da linha de montagem. “Dado o caráter artesanal deste autêntico Fórmula 1 de estrada, os restantes exemplares têm sido entregues de forma espaçada”, sublinha a concessionária da Mercedes, que tem instalações no Porto, na Maia (Aeroporto) e em Felgueiras. Desde a encomenda até à entrega, o processo foi acompanhado pelo vendedor Rui Sampaio, que está na empresa desde 2007.

O Mercedes-AMG One replica a tecnologia de um Fórmula 1 num automóvel que cumpre os requisitos legais para poder circular em estradas públicas. Montado na fábrica de Coventry (Reino Unido), está equipado com um motor de combustão V6 turbo de 1.6 litros e quatro motores elétricos, atingindo uma velocidade máxima limitada eletronicamente de 352 km/h.

Este modelo hiperdesportivo produz uma potência total de 1.063 cv (782 Kw) e tem transmissão manual automatizada de sete velocidades com embraiagem de corrida de carbono de 4 discos. E, claro, está “carregado de tecnologia”, virada para o desempenho. Os modos de condução variam desde um funcionamento puramente elétrico a um modo de elevada dinâmica que corresponde a uma configuração utilizada nas sessões de qualificação da Fórmula 1 para os melhores tempos por volta possíveis.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Empresário do Norte paga três milhões pelo novo Mercedes-AMG One. É o único que vem para Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião