Programadores e comerciais são os mais procurados em Lisboa. Câmara lança “mapa de empregos”
Os programadores de software e os representantes comerciais têm sido "consistentemente" os profissionais mais procurados em Lisboa. Câmara lança mapa que ajuda a perceber evolução do mercado laboral.
Quais as profissões com mais vagas em Lisboa? E que competências são mais requisitadas pelos empregadores da capital? As respostas a estas perguntas encontram-se, a partir desta quinta-feira, no Mapa de Emprego, um projeto lançado pela Câmara Municipal de Lisboa, com base em inteligência artificial e big data. Os dados recolhidos mostram, para já, que os programadores de software e os representantes comerciais têm sido “consistentemente” os profissionais mais procurados.
“O Mapa de Emprego é uma ferramenta inovadora. Tem informação em tempo real do emprego, competências e formação”, salientou esta manhã a diretora municipal de economia e inovação na Câmara de Lisboa, no evento de apresentação da nova plataforma.
Margarida Figueiredo destacou que cerca de 29% do total das empresas e 35% dos empregos estão em Lisboa, daí que a capital “tenha uma palavra a dar” no que diz respeito à empregabilidade dos profissionais portugueses e que tenha sido a primeira cidade em Portugal a adotar esta ferramenta, que foi desenvolvida em parceria com associação Better Future – Plataforma myMentor.
Já Inês Menezes, fundadora da referida associação, explicou que, entretanto, já há outras câmaras municipais, como a do Porto, interessadas em juntar-se a esta experiência, sendo que “o grande objetivo é que o país inteiro adira“.
A responsável aproveitou também para adiantar como funciona o Mapa de Emprego — cujo acesso é gratuito e está disponível para todos.
Logo na primeira página, indicou Inês Menezes, é mostrado o total de ofertas de emprego na Área Metropolitana (cerca de nove mil, neste momento), mas também o desemprego, o número de formação presenciais disponíveis e a população ativa.
Depois desta visão macro, é possível ser as ofertas disponíveis por concelho “e todas apresentam as competências exigidas pelos empregadores”.
De acordo com os dados enviados ao ECO pela Câmara de Lisboa, nos últimos seis meses, as profissões com mais vagas “consistentemente” foram as de programador de software (4.991 ofertas), representante comercial (3.098 ofertas) e de secretários, administrativo e executivo (2.819 ofertas).
De resto, no Mapa de Emprego é possível ver as 30 profissões mais procuradas, bem como as competências mais solicitadas (neste momento, comunicação, trabalho em equipa e inglês) e as formações que encaixam nessas necessidades.
Na visão de Margarida Figueiredo, esta ferramenta será útil não só para a população ativa (por exemplo, jovens que pretendem perceber que área seguir, desempregados ou empregados que queiram mudar de área profissional), mas também para os empregadores e para o próprios ajustamento das políticas públicas.
(Notícia atualizada às 12h13)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Programadores e comerciais são os mais procurados em Lisboa. Câmara lança “mapa de empregos”
{{ noCommentsLabel }}