Cargofive levanta 2,5 milhões para reforçar expansão na Europa e consolidar no Brasil e México

A startup portuguesa que desenvolveu uma plataforma direcionada para transitários marítimos pretende este ano aumentar entre 10% a 15% o número de colaboradores.

A Cargofive, startup portuguesa que desenvolveu uma plataforma direcionada para transitários marítimos (entidade responsável pelo transporte de carga desde o fornecedor até ao cliente), levantou 2,5 milhões de euros para reforçar desenvolvimento de produto e expansão para a Europa do Norte e “consolidar” posição em mercados como Brasil e México.

“No último ano, estivemos em processo de expansão no sul da Europa, consolidando alianças estratégicas com parceiros tecnológicos e da cadeia de fornecimento, sendo este o nosso terceiro melhor mercado”, adianta ao ECO Sebastian Cazajús, CEO e cofundador.

“Com este novo investimento, procuraremos reforçar a nossa posição nos mercados do Norte da Europa. Do lado latino-americano, temos agentes comerciais na região e, tendo conquistado importantes clientes no México e no Brasil, procuramos uma maior consolidação nestes mercados”, reforça o responsável da empresa.

A ronda, que contou com a nova participação de venture capital como a Indico Capital e a EIT Urban Mobility, uma iniciativa do European Institute of Innovation and Technology (EIT), organismo da União Europeia, segue-se a uma ronda liderada pela Shilling & Lince Capital, juntamente com angel investors e de fundos da União Europeia (PRR) como parte do projeto Nexus. Nesta ronda seed, concluída em junho do ano passado, a Cargofive levantou 1,8 milhões de euros.

Crescimento até 15% nos colaboradores

O novo financiamento irá alimentar ainda mais a inovação e o desenvolvimento de produto, contando a empresa investir em marketing e vendas para “expansão estratégica na Europa e nas Américas”, bem como “expandir a sua presença logística com novas integrações de serviços marítimos e terrestres”.

O transporte marítimo de mercadorias é responsável por cerca de 90% do volume total de circulação de mercadorias a nível global, mas apresenta níveis de ineficiência sendo necessário acelerar a sua digitalização. A proposta da Cargofive passa por uma plataforma através da qual os transitários marítimos conseguem comparar preços e vender capacidade de contentores em tempo real, de forma transparente e 100% online.

A startup opera em mais de 10 mercados. “A Cargofive continua a ser uma startup portuguesa e Portugal continua a ser o nosso segundo melhor mercado, parte da equipa da Cargofive está localizada em Portugal, onde estão sediados os VC que acreditam no nosso projeto. Além disso, os membros que pretendemos contratar ao longo do ano estarão localizados em Portugal, por isso temos raízes profundas em Portugal e planeamos mantê-lo assim”, diz Sebastian Cazajús.

A expansão será, assim, acompanhada por um crescimento da equipa que atualmente é composta por 47 pessoas.

“Estamos a planear um aumento no quadro de funcionários”, diz o CEO, sem adiantar um valor. “Normalmente não temos uma estratégia de expansão muito agressiva, que é o que nos tem permitido crescer de forma sustentável e evitar entrar nas demissões massivas que têm sido comuns ultimamente na indústria tecnológica, afirma.

“Estaremos focando na área de desenvolvimento de negócios, procurando pessoas com experiência em logística, mas que entendam a disrupção tecnológica que vivemos e saibam aproveitá-la ao máximo. Se a pessoa tem experiência em logística, conhece os mercados que queremos atingir e conhece tecnologia, é a ideal para a vaga. Além disso, procuraremos engenheiros de software experientes em IA, para nos ajudar a desenvolver nosso produto de acordo com as necessidades atuais e futuras do mercado”“, refere.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cargofive levanta 2,5 milhões para reforçar expansão na Europa e consolidar no Brasil e México

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião