Inflação sobe para 2,3% em março e iguala ritmo de janeiro

Taxa homóloga voltou a subir e terá igualado o valor registado em janeiro de 2024, segundo a estimativa rápida do INE. Mas desde abril de 2022 que os preços não subiam tanto de um mês para o outro.

A inflação homóloga em Portugal terá voltado a subir ligeiramente neste mês de março, igualando o nível de janeiro de 2024, quando tocou um máximo desde setembro do ano anterior. Mas os preços em Portugal terão dado um salto em relação a fevereiro.

Num destaque divulgado esta quinta-feira, o Instituto Nacional de Estatística (INE) estima que os preços tenham aumentado 2,3% em Portugal face ao mesmo mês do ano passado, acelerando 0,2 pontos percentuais face à variação homóloga do mês anterior.

A confirmar-se, é o mesmo ritmo registado em janeiro de 2024, quando a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) também subiu 2,3%, a mais elevada desde setembro de 2023, mês em que o índice avançou 3,6% em termos homólogos.

Índice de Preços no Consumidor (taxas de variação):

Fonte: INE

Já em comparação com o fevereiro de 2024, o IPC terá acelerado e subido 2%, depois de ter registado uma variação nula em cadeia nesse mês. Desde abril de 2022 que os preços não subiam tanto de um mês para o outro.

Estes dados preliminares serão reconfirmados pelo INE no próximo dia 10 de abril. Para já, “tendo por base a informação já apurada”, o instituto destaca num comunicado que a inflação subjacente, que corresponde ao índice total excluindo as componentes voláteis dos produtos alimentares não transformados e energéticos, terá aumentado de 2,1% para 2,5% em março.

Mas enquanto os preços dos produtos energéticos estarão 4,8% mais elevados do que há um ano, os dos produtos alimentares não transformados terão diminuído 0,5%, “parcialmente em consequência do efeito de base associado ao aumento de preços registado em março de 2023”, explica o INE.

Por fim, o índice harmonizado, que permite as comparações europeias, passou de 2,3% em fevereiro para 2,6% este mês, se se confirmarem as estimativas. No mês passado, Portugal tinha registado uma taxa de inflação, em termos harmonizados, de 2,3%, abaixo da média da Zona Euro, onde os preços desaceleraram de 3,1% para 2,8% nesse mês, de acordo com os dados finais do Eurostat.

(Notícia atualizada pela última vez às 11h53)

Correção: Inicialmente, a notícia referia que a inflação em março tinha atingido um máximo de seis meses quando, na verdade, igualou o valor de janeiro de 2024, que foi o mais alto desde setembro de 2023. Aos leitores, as nossas desculpas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inflação sobe para 2,3% em março e iguala ritmo de janeiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião