Dívida pública recua 2,2 mil milhões de euros em fevereiro

A dívida pública de Portugal atingiu os 268,5 mil milhões de euros em fevereiro, uma queda face ao primeiro mês do ano, invertendo a tendência de subida registada em janeiro.

Depois de arrancar o ano a aumentar, a dívida pública portuguesa voltou à trajetória de queda em fevereiro. Recuou 2,2 mil milhões de euros, para 268,5 mil milhões de euros, segundo os dados divulgados pelo Banco de Portugal (BdP) esta segunda-feira.

“Esta evolução refletiu sobretudo a redução dos títulos de dívida (-2,0 mil milhões de euros), principalmente de longo prazo, e das responsabilidades em depósitos (-0,2 mil milhões de euros)”, indica o organismo liderado por Mário Centeno.

Para a redução da dívida pública em fevereiro contribuiu uma devolução aos mercados no valor de seis mil milhões de euros que Portugal concretizou no dia 15 de fevereiro.

Fonte: Banco de Portugal

Já os depósitos das Administrações Públicas reduziram-se em 3,6 mil milhões de euros no segundo mês do ano, sendo que, se estes depósitos forem excluídos da dívida pública, esta aumentou 1,5 mil milhões de euros, para 253,9 mil milhões de euros.

Apesar de a dívida pública ter encolhido em fevereiro, continua acima do valor registado em dezembro do ano passado, sendo que 2023 fechou com um rácio da dívida pública de 99,1% do PIB, abaixo dos 100% pela primeira vez desde 2009. Mas o rácio atualizado só será conhecido quando forem publicados os valores de março, encerrando o primeiro trimestre.

(Notícia atualizada às 11h20)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dívida pública recua 2,2 mil milhões de euros em fevereiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião