Digi prepara venda da rede de fibra ótica em Espanha à Macquire por 900 milhões

Segundo o Expánsion, o negócio poderá ficar fechado esta semana e o encaixe da operação poderá ser usado para refinanciar dívida e investir em infraestruturas em Espanha.

A filial espanhola da operadora de telecomunicações Digi está a fechar um acordo com a multinacional australiana Macquarie Capital para a venda da sua rede de fibra ótica, avança o Expansión. O negócio poderá ficar fechado ainda esta semana, por 900 milhões de euros.

A operação, a confirmar-se, é uma das mais relevantes do mercado de telecomunicações espanhol nos últimos anos. Segundo a mesma notícia, 30% do valor do negócio será pago diretamente em capital, enquanto os restantes 70% serão pagos através de uma emissão de dívida.

A Onivia, detida pelo Macquarie Capital, será a empresa que vai realizar a aquisição da rede de fibra ótica da Digi. Esta, por sua vez, vai utilizar o encaixe da operação para refinanciar a dívida do grupo e investir no forte crescimento no mercado espanhol.

Com este capital, a operadora de origem romena, que vai lançar as primeiras ofertas de telecomunicações em Portugal durante este ano, poderá ainda investir na construção da sua própria rede móvel.

A Digi está a desenvolver redes de 5G e fibra ótica em Portugal. Em 2021, a empresa investiu mais de 67 milhões de euros na compra de espetro no leilão promovido pela Anacom.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Digi prepara venda da rede de fibra ótica em Espanha à Macquire por 900 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião