IEFP dá “luz verde” a mais de mil candidaturas ao cheque de formação digital
Das 2.500 candidaturas ao cheque de formação digital que deram entrada, menos de metade estão aprovadas, neste momento. Ao ECO, IEFP avança que 1.085 receberam "luz verde" até agora.
O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) deu “luz verde”, até ao momento, a pouco mais mil candidaturas ao cheque de formação digital. Ao ECO, fonte oficial adianta que essas candidaturas aprovadas correspondem a cerca de 712 mil euros.
“Já recebemos mais de 2.500 candidaturas ao cheque de formação digital. Deste total de candidaturas submetidas, neste momento, estão aprovadas 1.085, o que corresponde a um valor de 712 mil euros“, avança fonte oficial do IEFP esta segunda-feira. Só para 2023, o IEFP tinha uma dotação de um milhão e meio de euros para esta medida, mas esta acabou por não ser totalmente utilizada, de acordo estes dados.
O cheque de formação digital, convém explicar, foi anunciado no verão do ano passado pelo secretário de Estado do Trabalho, com vista a apoiar o “desenvolvimento de competências e qualificações no domínio digital dos trabalhadores”.
Em causa está, por isso, um apoio até 750 euros aos trabalhadores que escolham fazer formação em áreas como cibersegurança, marketing digital ou tratamento de dados
As candidaturas arrancaram a 8 de setembro e, em menos de sete meses, mais de 2.500 pessoas já avançaram nesse sentido. Esta medida estará disponível até 30 de setembro de 2025 e visa apoiar, no total, 25 mil portugueses.
Tal como já foi noticiado o ECO, muitos trabalhadores não têm avançado com as candidaturas, na medida em que têm de garantir o pagamento das ações e só depois veem o valor reembolsado pelo IEFP.
O instituto tem alertado, porém, que os candidatos não precisam de correr qualquer risco, isto é, podem apresentar uma candidatura para uma ação de formação ainda por iniciar e só avançar com ela quando tiverem o “sim” do IEFP, que tem de ser dado até 30 dias após a apresentação da candidatura.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
IEFP dá “luz verde” a mais de mil candidaturas ao cheque de formação digital
{{ noCommentsLabel }}