Ocidente enfrenta “aliança de potências autoritárias”, avisa chefe da NATO

  • ECO
  • 6 Abril 2024

Numa entrevista por ocasião do 75º aniversário da organização, e que será transmitida pela BBC este domingo, o líder da NATO afirmou que o mundo está "muito mais perigoso, muito mais imprevisível".

Uma “aliança de potências autoritárias” está a trabalhar em conjunto contra as democracias ocidentais, alertou o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), Jens Stoltenberg, em entrevista à BBC.

Numa entrevista por ocasião do 75º aniversário da organização, e que será transmitida este domingo, o líder da NATO afirmou que o mundo é atualmente “muito mais perigoso, muito mais imprevisível” e “muito mais violento”, sublinhando que a Rússia, o Irão, a China e a Coreia do Norte estão cada vez mais alinhados.

Stoltenberg explicou que “a China está a apoiar a economia de guerra russa, fornecendo peças-chave para a indústria de defesa e, em troca, Moscovo está a hipotecar o seu futuro a Pequim.”

O norueguês, que está à frente da NATO desde outubro de 2014, acusou a Rússia de fornecer tecnologia ao Irão e à Coreia do Norte em troca de munições e equipamento militar. Afirmou ainda que a NATO tem de trabalhar com outros países fora da sua área geográfica – como o Japão e a Coreia do Sul – para “fazer frente a esta aliança mais forte de potências autoritárias”.

Nos últimos dias, o chefe da NATO tem tentado persuadir os outros países a afetar mais dinheiro ao esforço de guerra na Ucrânia, na esperança de conseguir um fundo de 100 mil milhões de euros para cinco anos, sublinhando que está confiante de conseguir chegar a um acordo até julho, apesar de alguns países terem manifestado hesitação esta semana.

“Mesmo que acreditemos e esperemos que a guerra termine num futuro próximo, precisamos de apoiar a Ucrânia durante muitos anos, para construir as suas defesas e impedir futuras agressões”, vincou.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ocidente enfrenta “aliança de potências autoritárias”, avisa chefe da NATO

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião