Teresa Gonçalves demite-se da presidência da SATA. Alega motivos pessoais
Teresa Gonçalves pediu a demissão do cargo de presidente do conselho de administração da SATA. Alegou motivos pessoais.
A presidente da companhia aérea açoriana SATA, Teresa Gonçalves, demitiu-se do cargo por “motivos pessoais”, anunciou esta terça-feira o Governo Regional.
“O Governo Regional dos Açores informa que a doutora Teresa Gonçalves solicitou a sua demissão do cargo de presidente do conselho de administração da SATA Holding, alegando motivos pessoais“, adianta o executivo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM) em nota de imprensa.
“A demissão solicitada foi aceite pelo Governo Regional dos Açores, tornando-se efetiva no final do corrente mês, sendo que até ao referido momento a responsável continuará a assumir todas as decisões em curso sobre o grupo”, acrescenta a mesma nota.
Teresa Gonçalves tomou posse como presidente da SATA (grupo que inclui a SATA Air Açores e a Azores Airlines) em abril de 2023, após a saída de Luís Rodrigues para a liderança da TAP.
A saída da CEO acontece numa altura em que o concurso público para a privatização de no “mínimo” 51% e no “máximo” de 85% da Azores Airlines estava na fase final, depois de o júri ter entregue na sexta-feira passada o relatório final.
O júri do concurso mostrou reservas em relação à capacidade do único candidato viável, o consórcio Newtour/MS Aviation, para apoiar financeiramente a companhia do Grupo SATA e dois dos principais sindicatos estão contra a venda nestas condições. A administração da transportadora aérea terá agora de entregar o seu parecer ao Governo Regional, que terá de decidir se avança com a privatização ou se anula o concurso e lança um novo.
O pedido de demissão causou surpresa junto do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), que pediu já uma reunião com a administração da companhia. “À semelhança de todos os trabalhadores do Grupo SATA, fomos surpreendidos, há momentos, com a notícia da demissão da Presidente do Conselho de Administração, Dra. Teresa Gonçalves, que tem acompanhado o processo negocial”, afirma em comunicado.
“Dada a ausência de informação adicional, a Direção do SNPVAC já solicitou de imediato uma reunião com caráter urgente para esclarecimento desta situação, bem como do impacto nas negociações em curso. Independentemente disso, mantemos o compromisso e empenho na conclusão da revisão do atual Acordo de Empresa”, acrescenta.
(Notícia atualizada às 14h27)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Teresa Gonçalves demite-se da presidência da SATA. Alega motivos pessoais
{{ noCommentsLabel }}