Von der Leyen acusada de favorecer eurodeputado para representar PME
Líder da Comissão Europeia está a ser acusada, por quatro comissários, de favorecer um eurodeputado do seu partido em nomeação para cargo que representa as pequenas e médias empresas.
Numa altura em que faltam apenas dois meses para as eleições europeias, às quais concorre como spitzenkandidat pelo Partido Popular Europeu (PPE), a presidente do Executivo comunitário, Ursula von der Leyen, está a ser acusada de favoritismo por membros da sua equipa de comissários, revela o Politico.
Em causa está a nomeação do eurodeputado alemão Markus Pieper, membro da União Democrata-Cristã da Alemanha (CDU, na sigla em alemão) – o mesmo partido de von der Leyen –, para o cargo de representante para as pequenas e médias empresas (PME), embora duas mulheres, ambas candidatas pré-selecionadas para o posto, tenham alegadamente obtido melhores resultados nos testes durante o processo de seleção.
Preocupados com a transparência da nomeação, quatro comissários – o vice-presidente da Comissão e Alto Representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Josep Borrell; Nicolas Schmit (com a pasta do Emprego e Direitos Sociais e que concorre às europeias como spitzenkandidat dos Socialistas & Democratas); Paolo Gentiloni (com a pasta da Economia); e Thierry Breton (com a pasta do Mercado Interno) – têm pedido esclarecimentos a Ursula von der Leyen.
Esta terça-feira, a líder da Comissão Europeia foi questionada em Berlim sobre a polémica nomeação. “Todos os processos são claros, limpos e transparentes, e é por isso que o representante das PME tem uma posição forte“, respondeu.
Antes, o comissário europeu do Orçamento, Johannes Hahn, já tinha tentado responder às preocupações levantadas pelos seus colegas, afirmando, numa carta datada desta segunda-feira, que “o género e o equilíbrio geográfico são considerações de política geral, mas não substituem o mérito como critério principal”.
Saindo em defesa da nomeação de Markus Pieper, Johannes Hahn disse que esta foi efetuada de acordo com as regras e a “prática estabelecida”. Pieper foi escolhido como o melhor candidato “com base na sua vasta experiência e no seu historial no domínio das PME” e a seleção foi feita “dentro da margem de discrição habitual para nomeações de tão alto nível”, assinalou.
Para Josep Borrell, Nicolas Schmit, Paolo Gentiloni e Thierry Breton, porém, a carta de Hahn não responde às suas dúvidas sobre a transparência e a imparcialidade do processo. “É essencial que a resposta abranja todas as questões levantadas pelos membros do Parlamento Europeu“, escreveram os quatro comissários numa carta, apelando novamente a uma troca de impressões sobre o assunto “muito em breve”.
O colégio de comissários encontra-se na quarta-feira para a habitual reunião semanal. Segundo afirmou esta terça-feira o porta-voz da Comissão Europeia, Eric Mamer, a presidente von der Leyen “está muito satisfeita com o facto de o colégio poder debater este assunto amanhã, para discutir os procedimentos de nomeação de funcionários de alto nível”.
Simultaneamente, o Parlamento Europeu está a planear votar uma emenda para revogar a nomeação de Markus Pieper já na quinta-feira.
Ao Politico, o secretário-geral do Partido Socialista Europeu (PSE) disse que a contestação dos quatro comissários não foi uma “jogada de campanha”, tendo sido assinada pelo candidato principal do S&D, Nicolas Schmit, e por dois outros socialistas, bem como por Breton, um liberal próximo do Presidente francês, Emmanuel Macron — que, até agora, não anunciou apoio a von der Leyen para um segundo mandato em Bruxelas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Von der Leyen acusada de favorecer eurodeputado para representar PME
{{ noCommentsLabel }}