Dos Grados organizou uma segunda jornada de educação ambiental com 30 alunos de escolas primárias para contribuir para um futuro mais sustentável

  • Servimedia
  • 19 Abril 2024

A empresa está empenhada na educação e no conhecimento dos jovens e das crianças da comunidade local no domínio da energia e da sustentabilidade.

A Dos Grados, empresa que investe e gere projetos de energias renováveis na Península Ibérica, organizou esta manhã uma segunda jornada de educação ambiental com 30 alunos do ensino básico, desta vez da Freguesia de Valverde, com o objetivo de sensibilizar para a importância do cuidado e conservação da biodiversidade local e de construir em conjunto um futuro mais sustentável.

O evento coincidiu com a conclusão dos trabalhos do plano de integração paisagística da central solar fotovoltaica de 126,5 MW da empresa, no Fundão, que visa valorizar ecologicamente a zona.

Durante a atividade, que contou com a presença de Jorge Craveiro, secretário da União de Freguesias de Fundão, Valverde, Donas, Aldeia de Joanes e Aldeia Nova do Cabo, foram plantados 50 exemplares de espécies locais presentes no território. Concretamente, as árvores Prunus avium (cerejeira), Quercus suber (espécie protegida) e Quercus pyrenaica, e os arbustos, Arbutus unedo (medronheiro), Phillyrea angustifolia (laburno), Rhamnus alaternus e Viburnum tinus (durillo).

Dos Grados também organizou um workshop educativo sobre energias renováveis, onde os alunos puderam aprender como a eletricidade é gerada numa central solar, as semelhanças entre este processo de geração de eletricidade e a fotossíntese, e como as energias verdes contribuem para o desenvolvimento sustentável.

A ação educativa junta-se à participação de mais 50 alunos das freguesias de Pêro Viseu e Alcaria (concelho de Fundão), no dia 6 de março, na qual se plantaram mais de 100 árvores de duas espécies locais.

Compromisso com o ambiente de Fundão

Este programa educativo faz parte do compromisso ambiental e social que a Dos Grados tem nas comunidades onde estão localizados os seus projetos de energias renováveis. A empresa contribui para a educação e o conhecimento dos jovens e crianças dos territórios no domínio da energia e do cuidado do capital natural.

Dos Grados, que ligou a central fotovoltaica em dezembro de 2023, está a realizar um plano de integração paisagística na área da central e na sua envolvente imediata, composto por 2.018 exemplares arbóreos e 2.728 exemplares arbustivos, com a seleção de espécies autóctones presentes no território, bem como a sementeira de diferentes tipos de misturas para incentivar o rápido crescimento da vegetação e promover o enriquecimento do solo.

Sobre a Dos Grados

A Dos Grados é uma empresa ibérica especializada no desenvolvimento, investimento e gestão de ativos reais sustentáveis, formada por uma equipa de empresários com uma longa história no setor energético. Oferece serviços de valor acrescentado aos seus investidores para além do modelo tradicional, uma vez que integra o seu conhecimento dos mercados energéticos na sua atividade de investimento e gere os ativos a longo prazo.

A Dos Grados está comprometida com a sustentabilidade dos seus projetos e com a geração de um impacto positivo nas comunidades locais onde se inserem os seus projetos, apostando na sustentabilidade, na proteção do ambiente e na criação de uma pegada de valor.

Até hoje, o seu âmbito de atividade tem-se centrado em ativos renováveis, principalmente fotovoltaicos e eólicos, situados em Espanha e Portugal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dos Grados organizou uma segunda jornada de educação ambiental com 30 alunos de escolas primárias para contribuir para um futuro mais sustentável

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião