Exclusivo Auchan dá prémio de 4,6 milhões aos trabalhadores e investe mais 10 milhões em salários

Desde o arranque do ano, o salário de entrada no retalhista alimentar subiu 7,6% para 845 euros, revela a empresa. Auchan arranca com campanha para combater a saída de trabalhadores.

A Auchan vai distribuir um prémio de 4,608 milhões de euros a 95,23% dos mais de 8.900 trabalhadores acionistas do retalhista alimentar, montante referente à distribuição de resultados da empresa no ano passado. Este ano a cadeia investiu mais de dez milhões de euros na revisão salarial dos colaboradores, avança ao ECO. Salário de entrada sobe 7,6%, para 845 euros.

Há dois anos, o valor de prémio de resultados comunicado pela empresa aos trabalhadores era substancialmente diferente, na ordem dos 16 milhões. “Em 2022, a distribuição da participação foi de 4,668 milhões de euros. Os 16 milhões referem-se ao prémio total (distribuição de resultados, a que soma o PRIME, um prémio anual entregue em dois momentos distintos – por semestre – assente nos resultados e com base nos objetivos”, explica Clara Costa, diretora de pessoas, cultura e transformação da Auchan, ao ECO.

O valor de prémio atribuído este ano baixou porque “foi tomada a decisão de injetar agora o valor no vencimento (na liquidez do dia a dia dos colaboradores) e não na premiação, onde os valores estão dependentes do atingimento ou não de objetivos do negócio. Daí não se refletir este valor na distribuição de lucros, somados do PRIME como antigamente”, continua.

“A participação de resultados tem dado em média nos últimos três anos mais 60% de um salário para cada colaborador. Tal como aconteceu este ano”, refere ainda.

Salário de entrada sobe 7,6%

Desde julho de 2022, altura em que foi feita essa alteração, a empresa diz ter feito um “investimento de 24 milhões de euros em revisões salariais.”

No início deste ano, a Auchan Retail “fez uma revisão significativa na sua política salarial, com um investimento superior a 10 milhões de euros. Ou seja, investiu o valor da remuneração variável na remuneração fixa dos colaboradores”, adianta a responsável.

Este ano o salário de entrada na cadeia de um operador passou a ser 845 euros – uma subida de 7,64% face ao ano passado –, valor que somado a subsídios (refeição, noturnos e domingos e feriados) eleva para cerca de 1.100 euros, em 14 meses, a remuneração dos trabalhadores em início de carreira na companhia.

“Desde há três anos que o vencimento anual médio de todos os operacionais tem aumentado cerca de 7%. Um colaborador, em 14 meses, ganha mensalmente cerca de 1.220 euros, incluindo subsídio de refeição e participação de resultados. A estes acrescem benefícios, desde seguro de saúde para a família, descontos em compras e prémios de antiguidade”, reforça

No ano passado, a empresa investiu 7,231 milhões de euros em benefícios – como o Prémio Antiguidade, Seguro de Saúde e Vida, o Kit Bebé e, ainda, o Desconto Colaborador nas compras –, uma subida de 17,3%, em relação aos 6,161 milhões investidos em 2022.

Campanha Respect para ‘combater’ turnover

Do total de 8.904 trabalhadores até ao final do ano passado, 63,4% são mulheres, sendo as mulheres mais de metade dos líderes (54,4%) na empresa onde 99,2% dos trabalhadores têm contratos sem termo, tendo uma média de idade de 40 anos.

Em média, os trabalhadores Auchan têm 12 anos de antiguidade, mas depois da pandemia a rotação de trabalhadores (turnover) aumentou. “Embora mais estável no início de 2024 (situa-se em torno dos 18%), o turnover mantém-se elevado em comparação com o período pré-covid (19% em 2023, comparando com 11% em 2018), o que reforça a importância de assumir a nossa proposta de valor no mercado”, admite Clara Costa. Em 2008, o turnover era de 5%.

Nesse sentido, a empresa tem em curso uma campanha interna de employer branding – “reforçando as nossas equipas como o centro deste compromisso” – e em abril vai arrancar externamente com comunicação em várias plataformas, com o foco na mensagem “Respect”.

O “Respect” é fruto de um projeto iniciado no ano passado, envolvendo mais de 500 colaboradores, tendo a empresa chegado ao que chama a sua “força e diferenciação: o respeito”. “Depois disto trabalhámos toda a parte criativa que levou à marca Respect. Neste projeto fizemos um investimento de 60 mil euros”, refere.

“No decorrer de 2024 temos um investimento previsto de cerca de 50 mil euros, onde para além da ativação nos meios digitais (próprios e parceiros), vamos apostar em recursos físicos e de ativação local, conscientes de que continuam a ser complementos imprescindíveis para ativar a marca e traduzir aquela que é nossa proposta de valor: ‘Respect por mim, por ti, e por todos'”, descreve a diretora de pessoas, cultura e transformação da Auchan.

“No âmbito da nossa Visão, temos uma ambição: ser a marca preferida nos nossos colaboradores, clientes, parceiros, cidadãos e acionistas. O propósito desta marca empregadora é fortalecer a Auchan como uma empresa desejável e atrativa – desde o primeiro contato com a marca e ao longo de todas as etapas da experiência do colaborador – onde o nosso compromisso de Respect é tão vivido interna como externamente”, reforça.

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