Auchan atribui 16 milhões em prémios. Dois salários por cada trabalhador

Desde 1999, altura em que começou a distribuir prémios com base nos resultados, que o retalhista alimentar já distribuiu mais de 125 milhões de euros aos colaboradores.

Jorge Filipe, diretor de recursos humanos da Auchan

A Auchan entrega este ano 16 milhões de euros em prémios, cerca de dois salários a cada um dos dos mais de 8.400 trabalhadores dos hipers, supers, lojas de ultraproximidade (MyAuchan), gasolineiras, bem como dos serviços de apoio e plataformas logísticas. Desde 1999, que o retalhista alimentar já distribuiu mais de 125 milhões de euros.

Desde 1999 que a Auchan Retail distribui resultados pelos colaboradores. “O valor distribuído varia de acordo com os resultados alcançados em cada ano e em média, nos últimos nove anos, distribuímos o equivalente a dois salários por colaborador”, adianta Jorge Filipe, diretor de recursos humanos Auchan, à Pessoas. Neste período, a cadeia já distribuiu mais de 125 milhões de euros.

O valor mais elevado distribuído até ao momento foi em 2021, ano em que a cadeia entregou 17,7 milhões de euros. “Os valores distribuídos variam ao longo dos anos e dependem dos resultados alcançados em cada ano. Em 2020 foi distribuído um valor extraordinário a todos os colaboradores relativo ao reconhecimento do esforço das equipas no início da pandemia (Covid-19)”, refere o gestor de pessoas.

São elegíveis todos “colaboradores efetivos com um mínimo de seis meses de empresa, sem faltas injustificáveis, representando 96% de um universo de mais de 8.400 colaboradores“, clarifica Jorge Filipe. O montante é distribuído em duas fases, parte em dinheiro (fevereiro) e em ações da empresa (maio).

Além da distribuição de lucros, todos os anos o retalhista dá aos colaboradores efetivos, a possibilidade de comprar, de forma voluntária, ações do Fundo ValPortugal, até um montante máximo de 25% do seu salário anual.

Na Mesa do Recrutador com Jorge Filipe, DRH do grupo Auchan - 03NOV20

“Este ano a valorização da ação foi de +5,20%, sendo que a valorização nos últimos seis anos foi de +34%. É de frisar que 93% dos nossos colaboradores são acionistas“, destaca Jorge Filipe. “Para os novos colaboradores, nos primeiros dois anos de empresa, a Auchan oferece 100 ações a quem comprar 100 ações.”

Jorge Filipe acredita que é um benefício que não só atrai como retém o talento da cadeia, mas não é “o único fator de retenção.”

“Os valores da empresa, a sua cultura organizacional, as políticas que promovem a diversidade (quatro gerações, culturas e origens diferentes, integração de pessoas com deficiência, etc.), a igualdade de género, a sustentabilidade e a certificação em responsabilidade social — Norma SA 8000 — o estilo de liderança, o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, que fomos implementando ao longo dos últimos 20 anos, são elementos essenciais para um bom clima social, uma relação mais solidária entre todos os colaboradores e um nível de envolvimento com a empresa muito elevado (92%)”, considera o DRH da Auchan. E exemplifica: “A antiguidade média dos cerca de 9.000 colaboradores da Auchan Retail Portugal é de 12 anos, o que é elucidativo.”

Mais de metade das lideranças são mulheres

Doze anos de antiguidade, um perfil de colaboradores onde 64% são do sexo feminino e 99% efetivos e com uma liderança onde 51% dos cargos são ocupados por mulheres.

Uma paridade que o gestor acredita ser “reflexo do investimento que a empresa tem feito nos últimos anos ao nível da promoção de uma efetiva igualdade de género na empresa, por via da criação de práticas internas que promovem o acesso de mulheres e homens a qualquer função e cargo, nomeadamente um modelo de gestão de talento, uma política salarial transparente e com critérios claros e neutros do ponto de vista do género, programas de mobilidade interna e de desenvolvimento de talento, um pacote formativo adaptado às diferentes áreas da empresa, bem como, outras medidas que promovem a conciliação entre a vida profissional e pessoal dos colaboradores”, descreve.

A empresa, por exemplo, disponibiliza dois colégios Rik & Rok, junto a duas das maiores lojas da Auchan, que funcionam todos os meses do ano, de segunda a domingo, entre as 7h00 e as 00h30. “Estes equipamentos têm, assim, como objetivo contribuir ativamente para a promoção da conciliação entre a vida profissional e a vida familiar dos colaboradores, incentivar a natalidade entre os colaboradores da rede Auchan e fornecer um sistema de ensino especializado e de qualidade à comunidade (modelo pedagógico High/Scope).”

Empresa prepara benefícios flexíveis

Um seguro de vida, de acidentes pessoais, de saúde (extensível ao agregado familiar), um programa de equipamento e comunicações móveis, desconto nas compras (5%) — acumulável com todas as promoções em vigor — e senhas de natal para filhos até 12 anos são outros dos benefícios que a empresa oferece aos colaboradores.

Mas não só. “Estamos a preparar medidas de reconhecimento dos nossos colaboradores, destacando três momentos que entendemos relevantes na vida de cada um: aniversário; antiguidade na empresa e nascimento de um filho”, refere o DRH.

“Estamos a preparar o lançamento de uma plataforma de protocolos e parcerias, e posteriormente lançar um sistema de benefícios flexíveis, podendo, desta forma, responder às necessidades particulares de cada um. Estes benefícios abrangem a totalidade dos colaboradores, sem qualquer tipo de distinção”, reforça o gestor de pessoas.

O forte investimento em formação é concretizado em programas de desenvolvimento para os nossos futuros talentos, no desenvolvimento da autonomia das equipas e no aumento do nível de expertise das nossas equipas. Esse investimento traduz-se, neste período de cinco anos, num valor médio anual próximo dos 3% da nossa massa salarial.

Num ano em que várias cadeias de retalho alimentar anunciaram aumentos do salário de entrada dos colaboradores — caso do Lidl, Pingo Doce ou Mercadona — a Auchan não adianta valores quando questionada sobre a estratégia levada a cabo pela companhia neste campo.

“A revisão salarial dos nossos colaboradores é realizada uma vez por ano, no mês de julho, e tem por base a performance e potencial de cada um”, diz apenas o tema o DRH, lembrando que o pacote remuneratório dos colaboradores inclui vários benefícios como os seguros.

Formação: investir 3% da massa salarial em cinco anos

“Nos últimos três anos e nos próximos dois anos, o forte investimento em formação é concretizado em programas de desenvolvimento para os nossos futuros talentos, no desenvolvimento da autonomia das equipas e no aumento do nível de expertise das nossas equipas. Esse investimento traduz-se, neste período de cinco anos, num valor médio anual próximo dos 3% da nossa massa salarial”, refere Jorge Filipe sobre o investimento da empresa na formação.

No ano passado a aposta foi a construção da “Universidade Alimentar Auchan”. Trata-se de “um centro técnico e comportamental que fomenta o desenvolvimento e crescimento da expertise das equipas que integram os mercados dos produtos frescos”, explica.

Auchan e AMI entregam cabazes de alimentos a pessoas carenciadas e de risco durante a pandemia - 23ABR20

“Através da criação de percursos formativos associados ao cargo, perfil e mercado alimentar, conseguimos potenciar o desenvolvimento de novas técnicas e tendências da área, bem como, reforçar a motivação dos colaboradores através de um conjunto de formações experienciais e sensoriais, que lhes permite evoluir competências, reforçar eixos de melhoria e apreender inovações na área alimentar que irão, garantidamente, aportar valor para o seu desenvolvimento profissional e pessoal”, destaca.

“Em áreas mais específicas como data, IT, CRM e supplychain apostamos em parceiros como o Linkedin Learning e Google Cloud reforçando as skills e competências nas quais apostamos”, continua.

“Tendo por base o desenvolvimento, foco e engagement das equipas, procuramos inovar constantemente, introduzindo metodologias diferenciadoras, como, por exemplo, a realidade virtual, que permite vivenciar experiência imersivas, com maior foco dos formandos uma vez que não são desviados por estímulos externos”, realça.

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