Auchan fecha acordo com Voltalia e Helexia para o fornecimento de energia verde

  • Capital Verde
  • 30 Junho 2021

O objetivo do grupo de retalho alimentar é atingir 100% energia renovável e reduzir até 40% a sua intensidade elétrica até 2030, face a 2014. O acordo fechado abrange os supermercaos em Portugal.

A Auchan Retail assinou um acordo a nível global com a Voltalia, e a sua subsidiária Helexia, empresas produtoras de energias verdes. O grupo pretende reduzir o consumo de energias convencionais e passar a usar energia 100% renovável nos supermercados da cadeia até 2030. O acordo é válido para todos os países onde a Auchan Retail está presente e onde a Voltalia e a Helexia também estão ou podem estar, Portugal incluído.

O objetivo do grupo de retalho alimentar passa por atingir um consumo de energia 100% renovável e reduzir até 40% a sua intensidade elétrica até 2030, em comparação com 2014.

A Voltalia e a sua subsidiária Helexia vão fornecer energia verde a todas as instalações da Auchan Retail, com o intuito de a ajudar a fazer a transição energética, de forma a reduzir a sua pegada de carbono e atingir as metas de redução do consumo de energia convencional.

O acordo surgiu na sequência de colaborações anteriores em serviços de energia e fornecimento de eletricidade renovável (produção de painéis solares e PPAs corporativos) realizadas nos últimos 10 anos, e após um ano de testes no terreno em vários países.

“Estamos a acelerar a implementação do nosso itinerário climático com parceiros que partilham dos nossos valores e ambições para o planeta”, disse o presidente da Auchan Retail, Edgard Bonte, em comunicado, sublinhando que, com este acordo, o grupo entrou na segunda etapa da sua jornada energética.

Todos os supermercados Auchan vão ser devidamente analisados pela Voltalia e pela Helexia, a fim de serem feitas recomendações e de se estabelecer, em conjunto, o plano de ação necessário para que a Auchan Retail atinja os seus objetivos climáticos.

“Esta aliança é a longo prazo e ilustra um desejo partilhado e comum, o de acelerar a transição energética dos nossos parceiros”, afirmou, em comunicado, Sébastien Clerc, CEO da Voltalia.

Além de contribuir para uma melhor gestão energética, a parceria entre a Auchan Retail, a Voltalia e a Helexia inclui a execução de obras de eficiência energética e o fornecimento de eletricidade renovável, através da construção de centrais fotovoltaicas para autoconsumo e a conclusão de contratos para a compra direta de energia verde.

“Esta parceria permite continuar o trabalho notável realizado pelas equipas da Auchan Retail e capitalizar a experiência da Voltalia e da Helexia ao beneficiar da excelente cobertura geográfica do grupo para apoiar os nossos clientes internacionais”, referiu, também, Benjamin Simonis, Deputy CEO da Helexia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Auchan fecha acordo com Voltalia e Helexia para o fornecimento de energia verde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião