Galp dispara mais de 20% após revelar boas notícias na Namíbia
Forte subida dos títulos da petrolífera chegou a ditar suspensão das ações da empresa no arranque da sessão, após revelar "potencial importante descoberta comercial" na Namíbia.
As ações da Galp arrancaram esta segunda-feira a disparar mais de 20%, depois de, no fim de semana, a empresa ter anunciado uma potencial “importante descoberta comercial” na exploração petrolífera no campo Mopane, na Namíbia. Cerca das 8h20, os títulos da petrolífera somavam 20,17%, para 19,275 euros, contribuindo para uma subida de mais de 3% do PSI.
No domingo, a Galp enviou uma nota à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) a dar conta da conclusão da primeira fase da campanha de exploração do campo Mopane, do qual é o operador e detém 80%, em conjunto com os parceiros Namcor e Custos. Os trabalhos “potencialmente posicionam” este projeto como “uma importante descoberta comercial”, afirmou a empresa.
Com este forte desempenho em bolsa, a Galp caminha para fechar a melhor sessão em 17 anos — só superada pelo ganho de 24,7% registado em 9 de novembro de 2007, de acordo com dados da Refinitiv. Os títulos estão a cotar perto do máximo histórico de 19,5 euros alcançado durante a sessão do dia 27 de dezembro de 2007.
A força da Galp é tal que, nos primeiros instantes do dia de negociações, os títulos chegaram a estar suspensos pelo mecanismo da bolsa que é acionado quando se verificam grandes oscilações, constatou o ECO na página oficial da Euronext.
Galp dispara na bolsa de Lisboa
Galp e BCP carregam PSI
A subida histórica da Galp, coligada ao bom momento das ações do BCP e da Nos, está a conduzir o principal índice da bolsa de Lisboa a um ganho superior a 3%.
Cerca das 8h37, o banco liderado por Miguel Maya somava 2,13%, enquanto a operadora de telecomunicações comandada por Miguel Almeida valorizava 2,77%.
Com uma única cotada no vermelho — a Greenvolt, a recuar 0,12% — a tabela do PSI contemplava ainda uma valorização de 1,91% da Jerónimo Martins, a recuperação de 1,53% dos títulos da Mota-Engil e a subida de 0,78% da EDP Renováveis.
(Notícia atualizada pela última vez às 8h40)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Galp dispara mais de 20% após revelar boas notícias na Namíbia
{{ noCommentsLabel }}